Projeto Vídeos de Física
IDENTIFICAÇÃO:
|
1.1.
ESCOLA:
Nome da
Escola: E. E.E.F. M. Altamir Billy Soares
Localização:
rua Carlos de Lima nº 1729
Município/Distrito: Urupá/RO
Telefone: 3413 2610
e-mail: altamirbillysoares@hotmail.com
Diretor
(a): Pilar
Delgado Barbosa
1.2.
PROJETO:
Título: Utilizando a
tecnologia para explicar a termodinâmica
Público Alvo: Alunos do 2º ano do Ensino Médio
Responsáveis: Equipe Gestora e Professora Elexlhane G. D.
de Siqueira
Componentes Curriculares:
Física.
1.3.
Objetivo Geral
Compreender
a termodinâmica utilizando a tecnologia
1.4. Objetivos
Específicos
Propiciar uma
adaptação através de vídeos, programas interativos e hipertextos no
desenvolvimento da aprendizagem, produzir reflexões sobre a importância e a
aplicabilidade da física no cotidiano.
1.5. Justificativa
A física pode ser
associada e visualizada no cotidiano, mas nem sempre o cotidiano pode ser
levado à sala de aula, e a termodinâmica é uma área da física de mais difícil
visualização, pois demonstra a relação entre calor e trabalho nas máquinas
térmicas, como por exemplo, em refrigeradores. Faz necessário buscar recursos
que tornem melhor a compreensão destes conceitos, a tecnologia nos
disponibiliza os vídeos podem
demonstrar em tempo hábil o conceito explicado, além de despertar o interesse
pelo assunto.
1.6. Metodologia
Utilizar previamente
de conceitos que diferenciam as transformações gasosas isotérmicas,
isobáricas, isovolumétricas e adiabáticas.
Demonstrar um vídeo,
do “you tube” que aponte cada tipo de transformação, após assistir o vídeo os
discentes irão relatar separadamente o nome das transformações e o que
aconteceu com as variáveis do gás, o tempo determinado para fornecer a
resposta será estipulado como modelo da brincadeira de “stop”, quando duas
duplas terminarem falarão “stop” e poderá iniciar a outra transformação, cada
resposta será corrigida posteriormente pelo próprio vídeo.
Fazer atividades
envolvendo cálculos e os conceitos acima citados.
Os docentes
apresentarão seminários através de vídeos do “you tube”, que exponha sobre as
transformações gasosas no motor de um veículo, o que não seria possível
visualizar sem utilização da tecnologia.
Compreender as Leis
da termodinâmica com aulas expositivas, realizando cálculos e defendendo
conceitos em atividades interclasse, compreender as etapas que ocorre numa
máquina térmica e num refrigerador doméstico através das atividades
interativas, acessado no site do professor Romero de Tavares,
disponibilizados no blog “elexfisica.blogspot.com.
Saliento que o
cronograma será executado no decorrer do terceiro bimestre.
1.7. Cronograma
1.8. Recursos
Utilizados
Data-show,
notebook, internet, folhas sulfites, canetas…
1.9. Avaliação
Com base na
observação, da participação e pareceres descritivos dos envolvidos no
processo.
Avaliar o aprendizado
sobre as leis da termodinâmica com verificação de aprendizagem on-line do
site¹.
Realizar entrevistas
com os alunos sobre o aprendizado em cada etapa, norteado pelos seguintes
questionamentos:
Após ver o vídeo
sobre transformação gasosa conseguiu diferenciar melhor cada transformação?
A explicação do
seminário utilizando o vídeo melhorou a compreensão sobre o que ocorre no
motor do veículo e sua relação com a física?
REFERÊNCIAS:
Funcionamento de motores a
diesel e gasolina -http://www.youtube.com/watch?v=GjOe6p45iMg
Animação interativa professor
Romero Tavares - http://www.fisica.ufpb.br/~romero/
|
Conhecimento em Hipertexto
Justificativa:
O uso das TIC torna as aulas mais
dinâmicas, onde podemos configurar nosso próprio espaço e torna singular cada experiência,
dando nos acesso às múltiplas informações através de novos caminhos, ou
caminhos já dantes conhecidos.
Objetivo de ensino:
Propiciar reflexões sobre a importância
do conhecimento em nossa vida e a aplicabilidade de cada área do saber.
Objetivos de aprendizagem:
Compreender e assimilar o conhecimento e
os diversos tipos de saberes.
Conteúdos e Metodologia:
Explanar
através de um vídeo a importância de adquirir conhecimento e no que a prática
da busca pelo conhecimento torna o convívio melhor e a vida mais feliz.
Levar
até os alunos o filme “As Aventuras de PI”, refletindo sobre cenas que explana a
utilização de diversas áreas do conhecimento pelo protagonista e a importância
destes conhecimentos para sua sobrevivência em um naufrágio e outras áreas.
Postar no blog “elexfisica.bolspot.com”
um hipertexto que leva-os a conhecer os diversos tipos de saberes, extraído do “portaldoprofessor.mec.gov.br”.
Avaliação:
Receber
dos alunos comentários no blog “elexfisica.blogspot.com” que associem os
diversos tipos de saberes utilizados pelo protagonista do filme supracitado,
sendo que esses tipos de saberes está linkado no texto onde os mesmos irão
comentar, os alunos também enviarão por email comentários do vídeo.
Referências:
1.
Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
fichaTecnicaAula.html?aula=4488>. Acesso em: 02 de junho de 2013.
Jogando tabuleiro e cuidando do meio ambiente...
Justificativa:
O lúdico desperta a curiosidade e o interesse da criança, e estas convivem com diversos tipos de jogos, associado a determinado tema um jogo pode possibilitar melhor aprendizagem sobre o tema em questão.
Objetivo de ensino:
Propiciar uma adaptação através de jogos no desenvolvimento da aprendizagem.
Objetivos de aprendizagem:
Refletir sobre a importância de ser prudente e cuidar do meio em que vivemos.
Conteúdos:
Prudência e cuidado.
Metodologia:
Montar junto com eles um jogo de tabuleiro que contém as seguintes frases e estratégias:
1. Parabéns! Você fechou a torneira enquanto escovava os dentes. Avance 2 casas.
2. Que coisa feia, você deixou comida no prato, isto é desperdício! Volte 2 casas.
3. Parabéns! Você aproveitou talos, folhas, sementes e cascas, de legumes e frutas. Avance 2 casas.
4. Parabéns! Você apagou a luz ao sair do quarto! Avance 1 casa.
5. Que feio! Você desperdiçou papel. Volte 3 casas.
6. Parabéns! Você não destruiu a plantação. Avance 2 casas.
7. Que feio. Você jogou lixo no chão. Volte 3 casas.
8. Parabéns você não usou veneno na plantação. Avance 2 casas.
9. Parabéns. Você reutilizou as garrafas PETI. Avance 2 casas.
10. Que feio. Você comprou o que não precisava. Volte 1 casa.
11. Parabéns. Você anda mais a pé... Avance 2 casas.
12. Parabéns você não usa muita coisa descartável. Avance 1 casa.
Receber dos alunos relatórios que citam o que aprenderam jogando e refletindo.
Avaliação:
Comentários orais sobre o filme e relatório escrito sobre o mesmo.
Aprendendo com filmes
Justificativa:
Sendo os filmes em desenhos atrativos e onde as crianças fantasiam e interagem com as cenas de maneira espontânea e criativa, cabe ao educador ser, desafiador e orientador, buscando aplicar conceitos destes a aprendizagem, mediando a construção do conhecimento na totalidade. De acordo com Arton Makarenko “ O exemplo não é a melhor maneira de um ser humano exercer uma influencia construtiva e duradoura sobre outros seres humanos. È a única.”
Objetivo de ensino:
Propiciar uma adaptação através de filmes no desenvolvimento da aprendizagem.
Objetivos de aprendizagem:
Compreender e assimilar o que são valores e virtudes, e a importância destes para o homem e o seu relacionamento com o próximo.
Conteúdos:
Valores e virtudes: Amor, Cooperação, Felicidade, Honestidade, Humildade, Liberdade, Paz, Respeito, Responsabilidade, Simplicidade, Tolerância, União, entre outros.
Metodologia:
Explanar o que são valores, qual a sua importância no cotidiano, no que a prática destes valores torna o convívio melhor e a vida mais feliz.
Levar até os alunos textos que comentem histórias de personagens que optaram por ter esses valores, como os textos “Dona Formiguinha” e “Entre o bem e o mal” de Rosangela Trajano.
Mostrar o filme “A era do gelo 4” aos alunos, refletindo sobre cenas do mesmo.
Receber dos alunos relatórios que citam cenas do filme que demonstraram esses valores.
Avaliação:
Comentários orais sobre o filme e relatório escrito sobre o mesmo.
Referências:
1. Manual Socio-Educador. Ministério Público – SP. Disponível em: < www.mp.sp.gov.br/.../Manual%20Socioeducar%20-%20MPRO.doc. >. Acesso em: 06 de junho de 2013.
2. Textos- Rosangela Trajano. Disponível em: < http://www.rosangelatrajano.com.br/textos_filum.html >. Acesso em: 06 de junho de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário