Projetos



 

Projeto Vídeos de Física

IDENTIFICAÇÃO:
1.1.  ESCOLA:
         Nome da Escola: E. E.E.F. M. Altamir Billy Soares
            Localização:  rua Carlos de Lima nº 1729
          Município/Distrito:  Urupá/RO
         Telefone:                                       3413 2610
         e-mail: altamirbillysoares@hotmail.com
         Diretor (a):  Pilar Delgado Barbosa
 
1.2.  PROJETO:
        Título: Utilizando a tecnologia para explicar a termodinâmica
        Público Alvo:  Alunos do 2º ano do Ensino Médio
        Responsáveis:  Equipe Gestora e Professora Elexlhane G. D. de Siqueira
        Componentes Curriculares:  Física.
      
1.3. Objetivo Geral
 
Compreender a termodinâmica utilizando a tecnologia
 
1.4. Objetivos Específicos
 
Propiciar uma adaptação através de vídeos, programas interativos e hipertextos no desenvolvimento da aprendizagem, produzir reflexões sobre a importância e a aplicabilidade da física no cotidiano.
 
1.5. Justificativa
 
A física pode ser associada e visualizada no cotidiano, mas nem sempre o cotidiano pode ser levado à sala de aula, e a termodinâmica é uma área da física de mais difícil visualização, pois demonstra a relação entre calor e trabalho nas máquinas térmicas, como por exemplo, em refrigeradores. Faz necessário buscar recursos que tornem melhor a compreensão destes conceitos, a tecnologia nos disponibiliza  os vídeos podem demonstrar em tempo hábil o conceito explicado, além de despertar o interesse pelo assunto.
 
1.6. Metodologia
Utilizar previamente de conceitos que diferenciam as transformações gasosas isotérmicas, isobáricas, isovolumétricas e adiabáticas.
Demonstrar um vídeo, do “you tube” que aponte cada tipo de transformação, após assistir o vídeo os discentes irão relatar separadamente o nome das transformações e o que aconteceu com as variáveis do gás, o tempo determinado para fornecer a resposta será estipulado como modelo da brincadeira de “stop”, quando duas duplas terminarem falarão “stop” e poderá iniciar a outra transformação, cada resposta será corrigida posteriormente pelo próprio vídeo.
Fazer atividades envolvendo cálculos e os conceitos acima citados.
Os docentes apresentarão seminários através de vídeos do “you tube”, que exponha sobre as transformações gasosas no motor de um veículo, o que não seria possível visualizar sem utilização da tecnologia.
Compreender as Leis da termodinâmica com aulas expositivas, realizando cálculos e defendendo conceitos em atividades interclasse, compreender as etapas que ocorre numa máquina térmica e num refrigerador doméstico através das atividades interativas, acessado no site do professor Romero de Tavares, disponibilizados no blog “elexfisica.blogspot.com.
Saliento que o cronograma será executado no decorrer do terceiro bimestre.
1.7. Cronograma
Descrição da atividade
Data da execução
01
Conceitos que diferenciam as transformações gasosas
12/08/2013 a 16 /08/2013
02
Vídeos sobre transformação gasosa e “stop”
19/08/2013 a 23 /08/2013
03
Atividades utilizando cálculos
26/08/2013 a 06 /09/2013
04
Apresentação de Seminários sobre transformação no motor de um veículo utilizando vídeos
09/09/2013 a 13 /09/2013
05
Aulas expositivas utilizando as atividades interativas do site do professor Romero Tavares
16/09/2013 a 20 /09/2013
06
Verificação de aprendizagem on-line
23/09/2013 a 27 /09/2013
 
1.8. Recursos Utilizados
Data-show, notebook, internet, folhas sulfites, canetas…
1.9. Avaliação
 
Com base na observação, da participação e pareceres descritivos dos envolvidos no processo.
Avaliar o aprendizado sobre as leis da termodinâmica com verificação de aprendizagem on-line do site¹.
Realizar entrevistas com os alunos sobre o aprendizado em cada etapa, norteado pelos seguintes questionamentos:
Após ver o vídeo sobre transformação gasosa conseguiu diferenciar melhor cada transformação?
A explicação do seminário utilizando o vídeo melhorou a compreensão sobre o que ocorre no motor do veículo e sua relação com a física?
REFERÊNCIAS:
 
Transformações gasosas - http://www.youtube.com/watch?v=YWNPIvbKfp0
Funcionamento de motores a diesel e gasolina -http://www.youtube.com/watch?v=GjOe6p45iMg
Animação interativa professor Romero Tavares - http://www.fisica.ufpb.br/~romero/
 
 
 

Conhecimento em Hipertexto

Justificativa:
            O uso das TIC torna as aulas mais dinâmicas, onde podemos configurar nosso próprio espaço e torna singular cada experiência, dando nos acesso às múltiplas informações através de novos caminhos, ou caminhos já dantes conhecidos.
Objetivo de ensino: 
Propiciar reflexões sobre a importância do conhecimento em nossa vida e a aplicabilidade de cada área do saber.
Objetivos de aprendizagem:
Compreender e assimilar o conhecimento e os diversos tipos de saberes.
Conteúdos e Metodologia:
Explanar através de um vídeo a importância de adquirir conhecimento e no que a prática da busca pelo conhecimento torna o convívio melhor e a vida mais feliz.
Levar até os alunos o filme “As Aventuras de PI”, refletindo sobre cenas que explana a utilização de diversas áreas do conhecimento pelo protagonista e a importância destes conhecimentos para sua sobrevivência em um naufrágio e outras áreas.
Postar no blog “elexfisica.bolspot.com” um hipertexto que leva-os a conhecer os diversos tipos de saberes, extraído do “portaldoprofessor.mec.gov.br”.
Avaliação:
Receber dos alunos comentários no blog “elexfisica.blogspot.com” que associem os diversos tipos de saberes utilizados pelo protagonista do filme supracitado, sendo que esses tipos de saberes está linkado no texto onde os mesmos irão comentar, os alunos também enviarão por email comentários do vídeo.
Referências:
1.       Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ fichaTecnicaAula.html?aula=4488>. Acesso em: 02 de junho de 2013.

 
 

Jogando tabuleiro e cuidando do meio ambiente...

Justificativa:

O lúdico desperta a curiosidade e o interesse da criança, e estas convivem com diversos tipos de jogos, associado a determinado tema um jogo pode possibilitar melhor aprendizagem sobre o tema em questão.

Objetivo de ensino: 

Propiciar uma adaptação através de jogos no desenvolvimento da aprendizagem.


Objetivos de aprendizagem:

Refletir sobre a importância de ser prudente e cuidar do meio em que vivemos.


Conteúdos:

            Prudência e cuidado.
           

Metodologia:
Realizar junto com os alunos a leitura e reflexão de um texto sobre prudência “ O Urso Prudente”de Rosangela Trajano.

Montar junto com eles um jogo de tabuleiro que contém as seguintes frases e estratégias:
1.      Parabéns! Você fechou a torneira enquanto escovava os dentes. Avance 2 casas.

2.      Que coisa feia, você deixou comida no prato, isto é desperdício! Volte 2 casas.
3.      Parabéns! Você aproveitou talos, folhas, sementes e cascas, de legumes e frutas. Avance 2 casas.

4.      Parabéns! Você apagou a luz ao sair do quarto! Avance 1 casa.

5.      Que feio! Você desperdiçou papel. Volte 3 casas.
6.      Parabéns! Você não destruiu a plantação. Avance 2 casas.

7.      Que feio. Você jogou lixo no chão. Volte 3 casas.

8.      Parabéns você não usou veneno na plantação. Avance 2 casas.

9.      Parabéns. Você reutilizou as garrafas PETI. Avance 2 casas.
10.  Que feio. Você comprou o que não precisava. Volte 1 casa.

11.  Parabéns. Você anda mais a pé... Avance 2 casas.

12.  Parabéns você não usa muita coisa descartável. Avance 1 casa.

Receber dos alunos relatórios que citam o que aprenderam jogando e refletindo.

Avaliação:

  Comentários orais sobre o filme e relatório escrito sobre o mesmo.

Referências:

2.                  Textos- Rosangela Trajano. Disponível em: < http://www.rosangelatrajano.com.br/textos_filum.html >. Acesso em: 18 de junho de 2013.




Aprendendo com filmes


Justificativa:
Sendo os filmes em desenhos atrativos e onde as crianças fantasiam e interagem com as cenas de maneira espontânea e criativa, cabe ao educador ser, desafiador e orientador, buscando aplicar conceitos destes a aprendizagem, mediando a construção do conhecimento na totalidade. De acordo com Arton Makarenko “ O exemplo não é a melhor maneira de um ser humano exercer uma influencia construtiva e duradoura sobre outros seres humanos. È a única.”

Objetivo de ensino: 
Propiciar uma adaptação através de filmes no desenvolvimento da aprendizagem.

Objetivos de aprendizagem:
Compreender e assimilar o que são valores e virtudes, e a importância destes para o homem e o seu relacionamento com o próximo.

Conteúdos:
            Valores e virtudes: Amor, Cooperação, Felicidade, Honestidade, Humildade, Liberdade, Paz, Respeito, Responsabilidade, Simplicidade, Tolerância, União, entre outros.
           
Metodologia:
Explanar o que são valores, qual a sua importância no cotidiano, no que a prática destes valores torna o convívio melhor e a vida mais feliz.
Levar até os alunos textos que comentem histórias de personagens que optaram por ter esses valores, como os textos “Dona Formiguinha” e “Entre o bem e o mal” de Rosangela Trajano.
Mostrar o filme “A era do gelo 4” aos alunos, refletindo sobre cenas do mesmo.
Receber dos alunos relatórios que citam cenas do filme que demonstraram esses valores.

Avaliação:
            Comentários orais sobre o filme e relatório escrito sobre o mesmo.
Referências:
1.                  Manual Socio-Educador. Ministério Público – SP. Disponível em: < www.mp.sp.gov.br/.../Manual%20Socioeducar%20-%20MPRO.doc‎. >. Acesso em: 06 de junho de 2013.
2.                  Textos- Rosangela Trajano. Disponível em: < http://www.rosangelatrajano.com.br/textos_filum.html >. Acesso em: 06 de junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário