Buscar conhecimento... Aprender sobre o mundo que nos cerca... Buscar métodos alternativos para essa compreensão... Aprender Física...
terça-feira, 29 de outubro de 2013
PERSISTÊNCIA
Precisamos desenvolver habilidades em sala de aula que estimulem e potencializem o aprendizado de nossos aluos, a utilização da tecnologia para esse fim é um desafio que realmente produz resultados, precisamos apenas persistir e realizar corretamente os nossos passos...
http://www.youtube.com/watch?v=L3XlxbNxjqg
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
Nos protegendo de raios... com a física...
De acordo com a Wikipédia: Gaiola de Faraday foi um experimento conduzido por Michael Faraday para demonstrar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora (o que é fácil de provar com a Lei de Gauss), como exemplo podemos citar o Gerador de Van de Graaff.
No experimento de Faraday foi utilizada uma gaiola metálica, que colocou um isolante e uma cadeira de madeira e sentou-se, deu-se uma descarga elétrica, e nada aconteceu a ele, e provou que um corpo dentro da gaiola poderia permanecer lá, isolado e sem levar nenhuma descarga elétrica, pois os elétrons se distribuem em sua parte exterior da superfície.
Então, o que realmente protege as pessoas dentro de um carro de alguma descarga elétrica é este fenômeno, porque a lataria do carro retém a descarga elétrica, criando uma corrente externa, deixando o interior do veículo protegido, continuando em equilíbrio eletrostático, em outras palavras o campo elétrico nulo, é o mesmo fenômeno que ocorre com aviões.
Podemos também visualizar esta situação ao colocarmos um celular conectado a uma rádio dentro de uma "gaiola", a onda eletromagnética que transporta as informações para o rádio, sintonizado em sua freqüência, incide inicialmente na parte metálica da gaiola a qual absorve a componente elétrica da onda (parte de sua faixa de freqüência), impedindo que chegue integralmente no rádio do celular, pois no interior da gaiola o campo elétrico é nulo... Mais informações em: www.feiradeciencias.com.br... Em breve: um vídeo dos alunos do 3º ano do Ensino Médio.
quinta-feira, 4 de julho de 2013
Os diversos tipos de saberes
Portador de inteligência simbólica, o ser humano
produz variados tipos de informações, conhecimentos e saberes, sempre visando a
compreender-se a si mesmo no mundo e a melhor empreender ações para garantir a
vida e alcançar sentido existencial.
De modo simples, podemos definir o conhecimento sabendo
que para sua existência são necessários o sujeito, o objeto e a imagem mental
de opinião, ideia ou conceito que resultam da relação sujeito-objeto e que
passa a habitar a subjetividade daquele que conhece.
Decididamente,
pode-se dizer que os humanos se diferenciam do animal que não possui
inteligência simbólica pela capacidade que o homem e a mulher têm de pensar e,
ao fazê-lo, problematizar o seu entorno físico e cultural. Um exemplo que
ilustra com simplicidade essa constatação é o caso do João-de-barro, o
passarinho que, desde que existe na face da Terra, constrói a mesma moradia. Por
que o humano progrediu e o João-de-barro, não? Pensar, sentir, problematizar e
agir são ações importantíssimas no processo de produzir informações,
conhecimentos e saberes. Mas, há diversos tipos de conhecimento e saberes,
vários tipos de inteligência simbólica,
diferente de uma programação instintiva, que possibilita ao ser humano pensar,
sentir, problematizar e agir, dando-lhe a possibilidade de produzir uma gama
variada de conhecimento.
Como sugestão de identificar a importância desses
saberes na vida humana, temos explícitos no filme “ As aventuras de PI”, é só
conferir...
domingo, 16 de junho de 2013
Navegar livremente na internet... busca pelo conhecimento...
Conhecer cursos gratuitos, legislação, projetos e sugestões de atividades que auxiliam o planejamento de aulas, novas informações, entre outros, chamam atenção quando navegamos livremente pela internet, motivando buscar mais possibilidades de aprendizagem, pela rapidez que este conhecimento pode chegar até nós e pela disponibilidade deste.
As ferramentas com vídeos ajudam na elaboração das atividades e instigam o interesse pelo conhecimento, conhecer novos sites educacionais e novas formas de pensar sobre determinado assunto, novas formas de transmitir esse assunto, abre possibilidades de melhor aprendizagem e de oferecer um ensino melhor. Conhecer projetos já desenvolvidos e bem sucedidos com softwares educacionais e com outras tic's aproxima o saber do mundo atual.
Tanto o educador como o educando são eterno aprendiz, e descobrir diferentes maneiras de aprender nos permiti utilizar a que considerarmos melhor. Então, pesquise, busque, descubra, mas, comprove, faça do aprendizado algo bom de fazer, prazeroso, utilize todas as ferramentas ao seu alcance, tudo isto lhe proporcionará conhecimento. O que ninguém tira de você!
quinta-feira, 6 de junho de 2013
A importância do conhecimento
Assistem e reflitam...
O que ninguém tira de você?
O que você nasce sem, e se quiser, morre com?
O que te permite encarar grandes desafios?
Você pode enumerar 7 coisas propiciadas pelo saber?
Você pratica coisas que imaginava que nem sabia?
Irrita-se com coisas que ainda não aprendeu?
Irrita-se com coisas tão simples?
Você ainda mantém a curiosidade de uma criança?
Acha que já sabe o suficiente?
Será que aprender é simplesmente penoso e um saco, e que só nos traz um inútil diploma?
Será que são muitos que reclamam de precisar de conhecimento?
Onde há conhecimento, pode haver simplesmente ousadia e conquista?
Em algum momento é tarde para aprender?
segunda-feira, 13 de maio de 2013
Quem sou eu como Professor e Aprendiz?
Como professor, é ter que lidar com a obrigatoriedade do Ensino, com a tecnologia e com a complexidade social, organizando a aprendizagem...
Como aprendiz é necessário uma formação continuada, escolhendo os melhores meios e melhores métodos que assegurem essa formação, trocando experiências...
Mas, assegurando que não estamos repetindo 10 vezes um ano de experiência, buscando situações materiais e econômicas, prestigio e dignidade social, enfrentar as dificuldades de forma não ingênua, mas também de forma não derrotista...
Atenciosamente
Elexlhane
domingo, 12 de maio de 2013
Os Desafios do Ensino e da Aprendizagem
Há cada vez mais pessoas com dificuldade para aprender o que a sociedade exige, ouvimos dizeres que os alunos estão cada vez menos preparados e deparamos com estatísticas preocupantes sobre os baixos índices de aprendizagem, o que ao mesmo tempo estende-se e prolonga-se a dedicação a aprender e amplia-se a educação obrigatória.
Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo, mas a sociedade exige que aprendam de outra maneira, nessas novas formas de aprender há uma exigência para adaptar a elas, criando novos espaços instrucionais que respondam a essas demandas, precisando investir no conhecimento e na aprendizagem.
As tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, tornam necessárias novas formas de aprendizagem, a informatização torna mais horizontais e menos seletivos a produção e o acesso ao conhecimento, o que requer do leitor novas competências cognitivas que os dota de estratégias adequadas de aprendizagens, fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas e ajudá-los a enfrentar as tarefas e os desafios que os aguardam na sociedade do conhecimento.
Conhecimentos podem ser adquiridos quando os alunos são ensinados a partir das diferentes áreas do currículo, ao terem capacidades e competências para aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação, mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores, para converter esses sistemas culturais de representação em instrumentos de conhecimento, o que requer apropriação de novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento, desafios a ser enfrentados pelos sistemas educacionais nas próximas décadas.
quinta-feira, 9 de maio de 2013
Metodologias para o Ensino de Física
O Ensino de Física deve-se tornar interessante para proporcionar aos alunos maior interesse pelo estudo, a utilização de tecnologias pode potencializar este aprendizado...O Ambiente Colaborativo de Aprendizagem do PROINFO esta proporcionando capacitação para utilização destas tecnologias no ensino...
Elexlhane
Assinar:
Postagens (Atom)