quinta-feira, 6 de março de 2014

Relatório de experimentos...

Quando executamos um experimento, podemos registrá-lo em um relatório, que pode/deve conter:

a) Local e data: necessidade de identificação do período e condições da localidade, pois podem interferir no experimento.
b) Nome dos integrantes do grupo: identificação do pesquisador para possíveis questionamentos.
c) Introdução ou Fundamentação Teórica ou Objetivo: pequeno texto indicando quais estudos vêm sendo feitos e por que este experimento será realizado, o que se espera que ocorra e por que razões.
d) Material Utilizado: descrição do material utilizado na formação do aparato experimental.
e) Métodos ou Procedimento experimental:  descrição e montagem do experimento. (Dados Obtidos e Análise dos Dados)
f) Resultados Obtidos: registros das observações feitas durante o experimento. Deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo das observações, indicando sempre o momento da observação.
g) Conclusão: deve conter a explicação para o que foi observado, baseando-se nos dados obtidos através do experimento e em pesquisas bibliográficas
h) Referencias: bibliografia utilizada como fonte de pesquisa.

Exemplo:

Exemplo de Relatório de Experimento.

 

Verificação da Velocidade dos Carros em uma Pista

 

Local e data: Campinas (pista Campinas-Monte-Mor), 32 de novembro de 2053, atividade extra-aula.

 

Grupo de trabalho: Josefa, Clodovaldo, Hidalberto e Ritalina (autores deste relatório).

 

Objetivo: verificar a velocidade de carros de passeio na pista SP101 (Campinas-Monte-Mor), para saber quantos infringem as leis de trânsito.

 

Materiais: um cronômetro, um par de walk-talks (rádio de comunicação pessoal), e um mapa em escala da pista SP101.

 

Procedimentos:

Com o mapa verificamos a distância entre dois pontos da pista: o pontilhão do bairro Boa Vista, próximo ao km2, e o ponto de ônibus da Bosh, no km0 (zero).

 Quando viam um carro passando eles acionavam o cronômetro e nos avisavam pelo walk-talk a marca, modelo e cor do carro. E quando ele passava pelo nosso posto, avisávamos para que parasse o cronômetro.

 

Dados obtidos:

Distância que vimos no mapa entre o ponto de ônibus e o pontilhão: 2,5cm.

Escala do mapa: 1 : 100000.

Tabela com os tempos de alguns carros

Spec 1.5
1min e 30s
Turbilhão 50
1min e 10s
Novinho XR3
50s
PavLov 3.1
1min e 50s

 

Análise dos dados:

Distância percorrida pelos carros: 2,5×100000=250000cm=2,5km

Tempos em horas de cada carro:

                                               1min e 30s         = 0,025h

                                               1min e 10s         @ 0,019h

                                               50s                   @ 0,014h

                                               1min e 50s         @ 0,031h

Velocidade de cada carro:

Spec 1.5
2,5km/0,025h = 100km/h
Turbilhão 50
2,5km/0,019h @ 132km/h
Novic XR3
2,5km/0,014h @ 179km/h
PavLov 3.1
2,5km/0,031h @ 81km/h

 

Conclusão:

Fizemos medidas para mais carros do que estes que estão na tabela e verificamos que 80% dos carros ultrapassam o limite de velocidade desta pista que a partir do ano 2030 passou a ser de 100km/h. Tivemos até um frio na barriga quando vimos passar, por exemplo, o Novic XR3, que estava muito rápido (quase 180km/h).

Nós também gravamos tudo em vídeo (com o mini-micro-celular da Josefa), e o mandamos juntamente com este relatório para o Detran de Campinas. Eles nos disseram que tomariam providências, colocando radares ultra-sônicos no local.

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