sábado, 6 de junho de 2015

Feira tecnológica de Rondônia... Quem Vai?



REGRAS FEROCIT 2014  
FEROCIT - Feira de Rondônia Científica de Inovação e Tecnologia é um evento regional científico de inovação tecnológica surgindo da necessidade de Popularização e Incentivo da Ciência em Rondônia, através da motivação de intercâmbio entre alunos pesquisadores, professores orientadores e toda a sociedade de uma forma geral.  A FEROCIT reúne projetos de alunos do Ensino Fundamental, Médio, Superior representantes de Rondônia, além da possibilidade de buscar projetos de outras instituições de âmbito nacionais e internacionais de países convidados.  A cidade de Porto Velho foi escolhida com o objetivo de fomentar e motivar a inserção da metodologia de projetos no ensino da região norte, fator preponderante para a qualidade do ensino e para o desenvolvimento tecnológico desta região de nosso país.
A FEROCIT é composta por um Comitê Científico e Técnico de organização do Evento tem como principal organizador a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ulisses Guimarães por ser aonde surgiu à ideia inicial de realização do Evento FEROCIT, tem como parcerias constituídas o Shopping de Porto Velho, Faculdade UNIRON e o Governo do Estado de Rondônia com seus órgãos instituídos principalmente a Secretaria de Educação do Estado de Rondônia. A FEROCIT é o evento que é realizado no Shopping de Porto Velho – Rondônia tendo diversos parceiros como: empresas privadas, institutos federais, universidades particulares e federais. O apoio para a realização do Evento FEROCIT surgiu inicialmente de uma reunião do Movimento de Integração de Feiras Científicas no Brasil com incentivo dado a um representante da Região Norte especifico de Rondônia juntamente com uma comissão dos principais organizadores de Feiras no Brasil e um representante do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação de Brasília, na cidade de Fortaleza durante o Evento MILSET Brasil 2014, estando presentes os principais coordenadores e organizadores da MILSET Brasil - Fortaleza, CIÊNCIA JOVEM - Olinda, FEBRACE - São Paulo, MOSTRATEC - Novo Hamburgo, MOCINN e MCTEA – Pará. Outras instituições e feiras também apoiaram o surgimento da FEROCIT como: FECIBA, FEMMIC e IFRO do Estado da Baía. A FEROCIT promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.
A FEROCIT tem sua equipe de trabalho dividida em duas comissões principais: Comissão Executiva e Comissão Central. A Comissão Executiva conta com a participação de cinco coordenadores: Coordenador Geral do Evento, Secretaria Executiva, Coordenador Financeiro Geral, Coordenador Geral de Logística e Coordenador para Assuntos Internos.
. Na Comissão Central cada coordenador representa um grupo de pessoas que é responsável por organizar determinadas atividades no evento: Finanças, Recepção, Transporte, Alimentação, Secretaria e Credenciamento, Informações,  Divulgação, Segurança, Cultura,  Esportes e Lazer, Estrutura e Montagem, Avaliação, Planejamento e Logística, Comitê de Revisão Científica, Comitê de Revisão Técnica, Tradução, Hospedagem, Premiação,  Assuntos Institucionais.
A FEROCIT tem apoio de diversos patrocinadores: instituições públicas das esferas municipal, estadual e federal, empresas, instituições de ensino, entre outros. Na avaliação dos projetos, a FEROCIT conta com a colaboração voluntária de profissionais qualificados das universidades, institutos de pesquisa e diferentes empresas da região.
A realização da FEROCIT é possível graças ao empenho e dedicação de muitas pessoas, ao patrocínio recebido por diversas instituições e aos professores e alunos que se dedicam ao desenvolvimento da pesquisa.

A FEROCIT tem como objetivos:

a) estimular estudantes na atividade de iniciação científica e tecnológica;
b) popularizar a ciência através da divulgação de trabalhos científicos em ambientes para a participação do publico em geral;
c) instituir e conduzir à sistematização da pesquisa no ensino fundamental, médio e nível técnico;
d) estimular a pesquisa científica e tecnológica nas escolas púbicas, privadas e institutos federais;
e) promover a integração entre instituições de ensino, pesquisa e meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias;
f) possibilitar aos expositores e professores a integração com colegas de outras instituições de ensino de modo a ampliar suas relações de conhecimento.

A divisão do numero de componentes de cada equipe de trabalho da FEROCIT com suas comissões principais: Comissão Executiva e Comissão Central.

Comissão Executiva

Coordenadores
Integrantes
Coordenador Geral do Evento
1
Secretaria Executiva
1
Coordenador Financeiro Geral
1
Coordenador Geral de Logística
1
Coordenador para Assuntos Internos
1
TOTAL
5

Comissão Central

Coordenadores
Integrantes em cada  Equipe
Finanças
2
Recepção
5
Transporte
3
Alimentação
7
Secretaria
3
Credenciamento
7
Informações
3
Divulgação
7
Segurança
5
Cultura
4
Esportes e Lazer
3
Estrutura e Montagem
5
Avaliação
7
Planejamento e Logística
5
Comitê de Revisão Científica
9
Comitê de Revisão Técnica
5
Tradução
2
Hospedagem
2
Premiação
2
Assuntos Institucionais
2
TOTAL
88

Organização do Evento FEROCIT

Comissão Executiva
5
Comissão Central
88
TOTAL
93

 CAPÍTULO I – DA PARTICIPAÇÃO

I.1 Participarão da feira escolas da Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio nas modalidades regular, educação especial e EJA, das Redes Pública e Privada de Rondônia.
I.2 Cada escola participante só poderá concorrer com um trabalho de alunos em cada categoria de prêmios.
I.3 Escolas que trabalham com educação especial poderão apresentar dois trabalhos numa mesma categoria, desde que um seja na referida modalidade.
I.4 Escolas com sedes em diferentes bairros ou municípios serão consideradas como escolas distintas.
I.5 Cada escola deverá ser representada por um professor e dois alunos.
I.6 Caso o trabalho seja de uma Escola Estadual, o professores,deverá fornecer os seguintes dados, número de matricula, número de identidades e número do CPF, endereço de origem, e GRE, que serão encaminhados para a Secretaria de Educação do Estado.
I.7 O crachá de identificação será obrigatório para todos os participantes da feira, assim como as camisas.
I.8 Só receberão o crachá, a camisa e os certificados os participantes que estejam devidamente inscritos da feira

CAPÍTULO II – DAS CATEGORIAS DE PRÊMIOS

II.1 Uma premiação para cada categoria, sendo 04 (quatro) diferentes categorias: a primeira voltada para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); a segunda dirigida ao Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e as terceira e quarta categorias aos alunos do Ensino Médio.
II.2 Além dos prêmios citados no item II.1, haverá uma categoria de prêmio da qual participarão todos os trabalhos de alunos participantes, denominada Voto Popular.
II.3 Todos os trabalhos inscritos nas quatro categorias de Prêmios citados no item II.1 estarão automaticamente concorrendo ao Prêmio Voto Popular, não sendo necessária inscrição específica para esta categoria.
II.4 As categorias de prêmios para os trabalhos dos alunos serão: Iniciação à Pesquisa (Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5º ano); Divulgação Científica; (Ensino Fundamental 6º ao 9º ano); Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa (Ensino Médio) e Voto Popular (envolvendo a totalidade dos trabalhos dos alunos participantes).
II.5 A premiação ocorrera no dia 06/11/14 com inicio a partir das 14 horas e término previsto às 16 horas. Sendo realizada no auditório da Faculdade Uniron.

CAPÍTULO III – DAS INSCRIÇÕES

III.1 As pré-inscrições ocorrerão entre 07 a 13 de setembro de 2014, exclusivamente através do site www.ferocit.ro.br  Poderão ser pré-inscritos um ou mais trabalhos de uma mesma escola. Uma vez que a escola tem trabalho(s) pré-inscritos, só poderá fazer inscrição definitiva de um único trabalho entre os trabalhos pré-inscritos. O fato de ter praticado a pré-inscrição do projeto será beneficiado na fase de avaliação, com 1 ponto.
III.2 As inscrições definitivas serão feitas exclusivamente através do site
www.ferocit.ro.br. O período de inscrições será entre o dia 15 a 30 de setembro de 2014.
III.3 O resumo da trabalho deverá ser composto por no mínimo 700 (setecentos) e no máximo 1.500 (mil e quinhentos) caracteres.
III.4 Ao preencher e mandar por e-mail o formulário eletrônico da inscrição, os participantes receberão uma confirmação de recebimento.
III.5 Na fase de inscrição definitiva, só poderá ser inscrito um único trabalho da mesma escola nesta categoria.
III.6 Após ter feito a opção por uma das categorias de prêmios segundo as características do trabalho, os participantes devem digitar, no espaço correspondente à categoria eleita, os dados solicitados e o resumo do trabalho segundo o modelo apresentado no item XIII.
III.7 Para todas as categorias, será exigida a apresentação de um “Diário de Bordo”. O Diário de Bordo é um caderno onde os estudantes registram as etapas de desenvolvimento do projeto, anotando com detalhes precisos (com datas e locais) todos os passos e movimentos do trabalho (perguntas, descobertas, investigações, experimentos, entrevistas, resultados e respectivas análises). Como o próprio nome sugere, este é um Diário que será preenchido ao longo de todo o trabalho, incluindo anotações, rascunhos, roteiros, desenhos, fotos, etc.
Recomenda-se o uso de um caderno em capa dura, sem espiral. Este caderno deverá estar exposto e será apresentado à Comissão Avaliadora no momento da apresentação do trabalho por ocasião da Feira.
III.8 Todos os trabalhos inscritos participarão de uma seleção que ficará a cargo de um Comitê de Seleção. Inclusive os trabalhos das feiras afiliadas. Será divulgada uma lista, no site www.ferocit.ro.br, com todos os trabalhos aprovados pela comissão.
III.9 Um projeto requer aprovação prévia para a seleção somente se envolver pesquisas com um ou mais tópicos a seguir:
Ø  pesquisa com seres humanos,
Inclui todo projeto em que os seres humanos serão submetidos a atividades físicas, estudos de opinião, observação de comportamento e estudos em que o pesquisador é o objeto de pesquisa.
Ø  animais vertebrados,
A legislação internacional define como animais vertebrados: qualquer ser vivo, não-humano vertebrado, embrião mamífero ou feto, ovos de pássaros a 3 dias (72 horas) de chocarem, e todos os outros vertebrados em fase de nascimento. Envolver qualquer ser vivo que se encaixa nesta descrição significa que o trabalho envolve animais vertebrados.
Ø  recombinação de DNA,
É obrigatória para qualquer estudo de recombinação, independente da fonte, e inclui:
a) Moléculas que foram construídas fora de células vivas com a união de segmentos de DNA natural ou sintético com moléculas de DNA que podem replicar uma celular viva;
b) Moléculas que resultem de processo de replicação descrito acima.
Ø  substâncias patogênicas,
Substâncias Patogênicas são definidas como agentes causadores ou potencialmente causadores de doenças, como bactérias, vírus, viroses, fungos ou parasitas. Organismos coletados ou cultivados de qualquer ambiente pelo estudante durante o projeto deve ser considerado potencialmente patogênico. Resíduos animais ou humanos e seus produtos são considerados como portadores de agentes potencialmente patogênicos.
Culturas adquiridas por compra devem ser identificados como não patogênicos pelo fornecedor.
Ø  substâncias controladas,
Substâncias Controladas incluem drogas controladas, álcool etílico consumível, tabaco.
Ø  tecido animal ou humano ou seus fluidos, Incluem:
v  sangue humano, produtos do sangue e outro fluidos. Caso o sangue testado não seja do próprio estudante, o sangue deve conter documentação que está livre de HIV e de Hepatite tipo B e C.
v  dentes ou presas (humano ou animal) devem ser esterilizados.
v  estão isentadas deste tópico: tecido vegetal, cultura de células ou tecidos, carne obtida em lojas, restaurantes ou açougues e cabelo.
Ø  substâncias ou equipamentos perigosos.
Inclui produtos químicos perigosos, equipamentos perigosos, armas de fogo, substâncias radioativas.

Caso o projeto envolva trabalho com algum destes tópicos, o orientador deverá entrar em contato com a coordenação do evento para possível liberação.

III.10 A solicitação de formulários especiais poderá ser feita através do e-mail, no site: www.ferocit.ro.br, ou através de contato com a FEROCIT.
III.11 O formato acima descrito será critério de pré-seleção dos trabalhos e apenas terão acesso à carta de aceitação do trabalho, aqueles que atenderem a todos os requisitos acima descritos.
III.12 O número de escolas participantes será limitado em 30 (trinta). Caso as inscrições ultrapassem este número, será feita uma pré-seleção.
III.13 A pré-seleção ficará a cargo de um Comitê de Seleção, que considerará os seguintes aspectos:
1) cumprimento das normas de inscrição;
2) adequação do trabalho aos objetivos do prêmio;
3) apresentação de todo o material e informações solicitadas;
4) criatividade e inovação;
5) conhecimento científico do problema;
6) maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto;
7) profundidade da pesquisa e
8) clareza de apresentação na documentação do projeto.

CAPÍTULO IV – DOS TRABALHOS

IV.1 Os trabalhos poderão abordar qualquer área de conhecimento científico ou interligar outras áreas.
IV.2 Será de responsabilidade de cada equipe providenciar todo material necessário para montagem e funcionamento do trabalho. A Comissão Organizadora não cederá, sob nenhum pretexto, material ou substâncias aos expositores.

CAPÍTULO V – DA MONTAGEM E DESMONTAGEM DOS TRABALHOS NA FEIRA

V.1 A montagem dos stands deverá ser feita pelos expositores, no dia 03/11/14 das 7 às 9 horas.
V.2  A FEROCIT não dispõe de pessoas ou carros para o deslocamento dos materiais das equipes participantes.
V.3 A localização dos stands será designada pela Comissão Organizadora, no ato do credenciamento.
V.4 A área dos stands será igual para todas as escolas participantes, e pelo menos de 1,30 m X 1,20m, não podendo ultrapassar este limite.
V.5 Os stands estarão equipados com 01 (uma) mesa, 02 (duas) cadeiras e um ponto de energia.
V.6 Não será permitida a permanência de equipamentos, nos stands, que não façam parte da exposição dos trabalhos, como por exemplos, bebedouros.
V.7 Por ocasião da abertura da feira, às 10h do dia 03/11/14, todos os trabalhos deverão estar nos seus devidos lugares, prontos para serem apresentados.
V.8 Os trabalhos deverão ser retirados da exposição apenas a partir das 22 horas do dia 05/11/14.


CAPÍTULO VI – DA EXPOSIÇÃO

VI.1 Os trabalhos deverão ficar expostos desde o momento da abertura da feira, 10h do dia 03/11/14 até o encerramento, 22 horas do dia 05/11/14.
VI.2 Os stands não poderão ficar desocupados em nenhum momento durante a exposição, devendo haver sempre 02 (dois) alunos responsáveis pela demonstração do trabalho ao público. Para tanto, sugere-se o rodízio entre alunos.
VI.3 O Diário de Bordo deverá constar como material integrante da exposição, estando disponível para consulta pela comissão avaliadora e pelo público visitante.
VI.4 Toda manipulação de materiais em exposição será de toda responsabilidade da escola participante.

CAPÍTULO VII – DA AVALIAÇÃO

VII.1 Os trabalhos serão avaliados por comissões constituídas de profissionais liberais, professores, pesquisadores e técnicos de diversas instituições profissionais, de ensino e/ou pesquisa de Rondônia, especialmente compostas para proceder à avaliação.
VII.2 Serão designados suplentes para eventual substituição, na falta dos titulares.
VII.3 Cada trabalho deverá ser apresentado aos avaliadores pelos 02 (dois) alunos inscritos como representantes da Escola, nos dias 03/11/14 (a partir das 10h), 04/11/14, 05/11/14. Em caso de substituição, o fato deverá ser comunicado anteriormente à Comissão Organizadora.
VII.4 No momento da apresentação do trabalho aos avaliadores, não será permitida a presença de professor/orientador no stand.
VII.5 O tempo de apresentação dos trabalhos não deverá exceder os 20 (vinte) minutos. Na apresentação, deverão ser observados e abordados os aspectos descritos no item VIII.3.


CAPÍTULO VIII – DA CLASSIFICAÇÃO

VIII.1 A classificação dos trabalhos dar-se-á em duas etapas, assim definidas:
1ª Etapa: Identificação pela Equipe de Avaliadores de três destaques em cada
categoria. Esta classificação tem caráter interno e não será divulgada.
2ª Etapa: Escolha dos Primeiros Lugares entre os três primeiros destaques
selecionados em cada categoria. Esta etapa ficará sob a responsabilidade de uma Comissão Especial.
VIII.2 Na 1ª Etapa, os trabalhos serão classificados de acordo com a média dos pontos obtidos, conforme a atribuição de pontos aos aspectos considerados no item VIII.5 por 03 (três) avaliadores.
VIII.3 Na avaliação serão considerados os seguintes elementos e seus respectivos pesos:
VIII.4 A área dos stands será igual para todas as escolas participantes, e pelo menos de 1,30 m X 1,20m podendo existir a possibilidade de compra opcional do material de papelão para montagem interna do stand por parte dos expositores obedecendo as seguintes medições:
VIII.5  A apresentação visual deve ser em português, espanhol ou inglês;
VIII.6  Uma bandeira da escola ou de sua cidade em Rondônia, que esta sendo representada, nas medidas 50cm x 35cm, pode ser colocada no local da exposição;
VIII.7  Não são fornecidos equipamentos e/ou ferramentas, tais como videocassete, televisor, microcomputador, retroprojetor, regulador de tensão, transformadores, entre outros;
VIII.8  Qualquer demonstração deve ter proteção adequada para a segurança do público visitante e prévia autorização do Comitê de Revisão Científica – CRC.
VIII.9  Planta baixa: balcão – estande
a) Não devem ser feitas modificações no projeto ou no estande depois de este ser aprovado pelo CRC;
b) o caderno de campo deve permanecer no estande e será verificado pelo CRC, implicando na perda de pontos caso não esteja de acordo com o projeto;
c) nenhum tipo de alimento ou bebida é permitido dentro da feira, com exceção de água engarrafada para consumo do próprio participante;
d) os seguintes formulários devem estar presentes no stand durante a exibição na FEROCIT:
VIII.10  os Formulários obrigatórios a todos os projetos:
Formulário de Revisão para Orientador
(1), Formulário de Revisão para Aluno
(1A), Plano de Pesquisa e Formulário de Aprovação (1B), devem estar presentes no estande, bem como qualquer outro formulário que seja necessário ao projeto (1C, 2, 3, 4, 5A, 5B, 6A, 6B e/ou 7);
III.11  o Formulário para Pesquisa com Seres Humanos (4)
(ou outro formulário fornecido por uma instituição regulamentada, desde que os dados sejam equivalentes) é de caráter confidencial e não deve ser exposto junto com o trabalho, MAS deve estar no estande caso algum avaliador ou membro do CRC o requisite.


CAPÍTULO IX – DA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS NO STAND

IX.1 o total de vagas a serem distribuídas nos stands são 30 vagas entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, Médio e Técnico em Rondônia.
IX.2 a distribuição das vagas nos stands:
a) alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); 5 vagas
b) alunos de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); 8 vagas
c) terceira e quarta categorias aos alunos do Ensino Médio e Técnico; 17 vagas.
IX.3 Se não houver inscrições para uma categoria especifica a vaga será repassada para as categorias subsequentes, ou seja, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico, ou vice-versa Ensino Médio e Técnico, Ensino Fundamental e Educação Infantil.
IX.4 as Universidades não ocuparam as 30 vagas dos stands, pois terão um espaço denominado: “Espaço Ciência Universidade” podendo ser na continuidade dos stands, ou em outro espaço determinado.
IX.5 as Universidades não participam da premiação, somente com fim de exposição contando como extensão universitária e tendo todos os direitos como certificados de exposição e dos cursos a serem oferecidos, e outros.
IX.6 no “Espaço Ciência Universidade” serão 20 vagas distribuídas para as Universidades de Rondônia particulares ou federais.
IX.7 o total de trabalhos em exposição serão 50 trabalhos científicos somando todas as categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico e o “Espaço Ciência Universidade”


ITENS ACEITÁVEIS - COM RESTRIÇÕES - NO PROJETO OU ESTANDE

a) Amostras de solo, areia, terra, rochas ou lixo, se permanentemente seladas em placas de acrílico ou similar, sujeitos a avaliação;
b) amostras de água como parte de um equipamento ou em um recipiente fechado;
c) endereços postais, de Internet, de e-mail, número de telefone e/ou fax somente dos alunos expositores;
d) prêmios, medalhas, cartões de apresentação, bandeiras, propaganda e/ou agradecimentos, sujeitos a avaliação;
e) fotografias ou apresentações visuais, se :
Ø  elas não forem consideradas ofensivas ou inapropriadas pelo CRC;
Ø  legendas com a origem (créditos) (“Fotografia tirada por...”, “Figura retirada de...”, etc.) da fotografia/imagem estiverem presentes. Se todas as fotografias presentes forem de crédito do expositor, ou da mesma fonte, uma legenda/crédito visível é suficiente;
Ø  procederem de revistas, jornais, Internet, entre outras fontes, e houver legendas/créditos junto a elas. Se todas as fotografias/imagens forem da mesma fonte, uma legenda/crédito visível é suficiente;
Ø  constituírem-se fotografias/imagens do expositor;
Ø  consistirem em fotografias de pessoas cujos consentimentos assinados estão anexados ao relatório, bem como devidamente expostos no estande.
f) Qualquer aparato com correias, polias, correntes, partes móveis, pontiagudas ou com tensão com proteção e sem ruído;
g) laser classe II se:
Ø  a energia emitida for menor que 1mW e se o laser for operado somente pelo
expositor;
Ø  operados somente durante a inspeção da Subcomissão de Segurança e durante a avaliação;
Ø  etiquetados e identificados com a frase “Radiação Laser: Não olhe em direção ao raio”;
Ø  isolados em proteção contra acesso visual ou físico ao raio;
Ø  desconectados quando não-operantes;
h) laser classe III e IV somente para exibição e não operados.

4 ITENS PROIBIDOS PARA EXPOSIÇÃO NO ESTANDE

a) Organismos vivos, incluindo plantas;
b) espécimes dissecados ou partes;
c) animais vertebrados ou invertebrados preservados;
d) partes ou fluídos corporais (sangue, urina...) de seres humanos ou animais;
e) todos os aparelhos ou substâncias perigosas, por exemplo: veneno, drogas, arma de fogo, munição ou produtos químicos que possam gerar riscos;
f) gelo seco ou qualquer outro sólido sublimado (sólidos que se transformam em gás sem passar pelo estado líquido);
g) materiais perfuro-cortantes;
h) chamas ou materiais altamente inflamáveis;
i) baterias com células expostas;
j) fotografias ou qualquer outra apresentação visual em que sejam mostrados animais vertebrados
sendo submetidos a técnicas cirúrgicas, dissecações, necropsia, ou outras técnicas laboratoriais;
k) conexões de e-mail e/ou de Internet ao exibir o projeto;
l) material escrito/visual de projetos de anos anteriores como parte do estande. (Exceção: o nome do projeto que deve denotar a continuidade do projeto);
n) vidro ou objetos de vidro, a menos que sejam considerados pelo CRC como uma parte integral e necessária do projeto. (Exceção: vidro que faça parte de um produto comercial, por exemplo, uma tela de computador.);
o) qualquer aparato considerado como não-seguro pelo CRC e/ou Subcomissão de Segurança e Saúde (por exemplo, tubos de vácuo grandes, aparelho geradores de raios perigosos, tanques vazios que
continham combustíveis líquidos ou gasosos, tanques pressurizados, e outros).

























Áreas gerais de pesquisa da FEROCIT
ITEM
Detalhamento das Áreas Gerais de Pesquisa
01
·          Ciências Animais e de Planta
02
03
·         Bioquímica e Química
05
·         Ciências da Computação
06
07
09
·         Engenharia Elétrica
10
·         Engenharia Eletrônica
11
·         Engenharia Mecânica
12
·         Engenharia e Materiais
13
·         Gerenciamento do Meio Ambiente
14
·         Ciências Ambientais
15
·         Medicina e Saúde




Áreas especificas de pesquisa da FEROCIT
ITEM

Áreas gerais e especificas de pesquisa
01

Ciências Animais e de Plantas

1.1. Desenvolvimento biológico (humano e animal);
1.2. Ecologia;
1.3. Criação de animais;
1.4. Fisiologia e patologia animal;
1.5. Agricultura/agronomia;
1.6. Morfologia e desenvolvimento das plantas;
1.7. Fotossíntese;
1.8. Fisiologia das plantas;
1.9. Teoria de evolução das plantas;
1.10. Outra. Qual?

02

 Biologia Celular e Molecular, Microbiologia

2.1. Biologia molecular e celular;
2.2. Genética;
2.3. Imunologia;
2.4. Antibióticos;
2.5. Antimicrobianos;
2.6. Bacteriologia;
2.7. Virologia;
2.8. Micologia;
2.9. Outra. Qual?

03

Bioquímica e Química

3.1. Bioquímica geral;
3.2. Bioquímica estrutural;
3.3. Metabolismo;
3.4. Química dos alimentos;
3.5. Química orgânica;
3.6. Química inorgânica;
3.7. Química analítica;
3.8. Química geral;
3.9. Engenharia química;
3.10. Físico-química;
3.11. Outra. Qual?

04

Ciências da Computação

4.1. Engenharia da Computação;
4.2. Algoritmos, base de dados;
4.3. Inteligência Artificial;
4.4. Comunicação e redes;
4.5. Ciência Computacional;
4.6. Gráficos;
4.7. Engenharia de Softwares;
4.8. Sistemas de computadores;
4.9. Sistemas Operacionais;
4.10. Linguagens de Programação;
4.11. Outra. Qual?
05

Ciências Planetárias, Terrestres e Matemática e Física

5.1. Climatologia, clima;
5.2. Geoquímica, Geofísica;
5.3. Mineralogia;
5.4. Paleontologia;
5.5. Ciências planetárias;
5.6. Geologia;
5.7. Sismologia;
5.8. Oceanografia;
5.9. Álgebra;
5.10. Matemática analítica;
5.11. Matemática aplicada;
5.12. Geometria;
5.13. Probabilidade e Estatística;
5.14. Átomos, moléculas e sólidos;
5.15. Física Biológica;
5.16. Instrumentação e eletrônica;
5.17. Magnetismo e Eletromagnetismo;
5.18. Física de partículas e nuclear;
5.19. Óptica, Laser;
5.20. Acústica;
5.21. Física teórica, astronomia;
5.22. Outra. Qual?

06

Ciências Sociais, Comportamento e Arte

6.1. Psicologia;
6.2. Educação – Teorias do conhecimento, metodologia, didática, pedagogia;
6.3. História;
6.4. Sociologia;
6.5. Filosofia;
6.6. Antropologia;
6.7. Gerontologia;
6.8. Lingüística;
6.9. Teologia;
6.10. Economia;
6.11. Política;
6.12. Administração;
6.13. Expressão Artística;
6.14. Outra. Qual?
07

Engenharia Elétrica

7.1. Elétrica Geral;
7.2. Geração, transmissão e transformação de energia elétrica;
7.3. Acionamentos elétricos;
7.4. Energias Renováveis;
7.5. Outra. Qual?

08

Engenharia Eletrônica

8.1. Eletrônica Geral;
8.2. Sistemas e Processos Eletrônicos;
8.3. Sistemas de Comunicação;
8.4. Automação Industrial;
8.5. Robótica;
8.6. Outra. Qual?
09

Engenharia Mecânica

9.1. Mecânica Geral;
9.2. Eng. industrial;
9.3. Desenvolvimento de veículos;
9.4. Desenvolvimento de produtos e processos;
9.5. Outra. Qual?

10

Engenharia e Materiais

10.1. Eng. dos transportes;
10.2. Eng. aeroespacial e aeronáutica, aerodinâmica;
10.3. Eng. civil e construção;
10.4. Eng. de Segurança;
10.5. Desenvolvimento de produtos;
10.6. Ciência dos materiais;
10.7. Outra. Qual?
11

Gerenciamento do Meio Ambiente

11.1. Biorremediação;
11.2. Gerenciamento de ecossistemas;
11.3. Eng. Ambiental;
11.4. Gerenciamento de recursos terrestres, hídricos e florestais;
11.5. Gerenciamento de resíduos, reciclagem;
11.6. Política ambiental, legislação ambiental;
11.7. Educação ambiental;
11.8. Outra. Qual?

12

Ciências Ambientais


12.1. Poluição e qualidade do ar;
12.2. Poluição e qualidade da água;
12.3. Contaminação e qualidade do solo;
12.4. Toxicologia Ambiental;
12.5. Outra. Qual?
13

Medicina e Saúde

13.1. Diagnóstico e tratamento de doenças;
13.2. Epidemiologia;
13.3. Genética;
13.4. Nutrição;
13.5. Fisiologia e Fisiopatologia;
13.6. Saúde no Trabalho;
13.7. Prevenção, profilaxia
13.8. Outra. Qual?




Desenvolva seu projeto

Dúvidas na hora de desenvolver seu projeto?
A FEROCIT dá algumas orientações, confira:
·         Metodologia científica
·         Caderno de Campo
·         Resumo
·         Plano de pesquisa
·         Relatório
·         Formulários

 

Metodologia científica

É a descrição da estratégia a ser adotada, onde constam todos os passos e procedimentos adotados para realizar a pesquisa e atingir os objetivos.
É neste momento que devem ser feitas as opções e definições com relação ao tipo de pesquisa e suas etapas (problema, hipótese, procedimento, resultado, análise e conclusão).
Depois deve ser feita a descrição detalhada de como será feita a pesquisa (como os dados serão coletados, questionários, entrevistas, amostras e etc.) e de como será feita a análise dos dados que serão obtidos.
Deve ser incluído o cronograma, os recursos que serão necessários e a avaliação.

Caderno de Campo

O caderno de campo é um instrumento indispensável para o êxito e credibilidade de uma pesquisa científica. No caderno de campo, deve conter o registro detalhado das informações, observações, bem como as reflexões que surgem durante toda a pesquisa.
É a forma de registro diário de tudo que diz respeito ao assunto pesquisado: datas, dados de bibliografias consultadas, endereços, transcrições sintéticas de livros, revistas, visitas, conversas mantidas com pesquisadores, pareceres do orientador, etc.

Resumo
O resumo é um elemento obrigatório. Deve ser redigido pelo próprio autor de forma concisa e objetiva, consistindo de uma descrição da finalidade do projeto, os procedimentos seguidos, os dados coletados e as conclusões.
Para a FEROCIT,  o resumo deve ser  digitado em fonte Arial 12 ou Times New Roman 14, espaço simples. O conteúdo do resumo deve abranger exclusivamente o projeto desenvolvido no ano precedente a feira ou com no mínimo 3 meses de antecedência, ser elaborado em parágrafo único e ter de 250 a 350 palavras.
Palavras-Chave: são termos que representam o assunto tratado, ressaltando as ideias principais do projeto.
Dicas para um bom resumo
·         Concentre-se apenas na pesquisa do ano corrente, quando se trata de um projeto de continuação.
·         Exclua qualquer nome de mentores, orientadores ou supervisores   e instituições do trabalho.
·         Omita detalhes e discussões.
·         Use o verbo no passado para descrever as ações realizadas.
·         Use frases curtas, mas varie estrutura de frase.
·         Use frases completas (Não abreviar omitindo artigos ou outras palavras pequenas, a fim de economizar espaço).
·         Use uma linguagem científica adequada.
·         Corrija ortografia, gramática, pontuação e concordância.
Além disso, um bom resumo, ao ser enviado para avaliação, seleção para um evento ou para constar em uma revista, um livro de resumos,deve apresentar:
a) objetivo do projeto ou da experiência executada;
b) procedimentos usados;
c) detalhar sucintamente observações / dados / resultados;
d) conclusões / aplicações.

Estrutura do plano de pesquisa


TEMA
É o aspecto do assunto que se deseja abordar, provar ou desenvolver.
JUSTIFICATIVA
A justificativa, num projeto de pesquisa, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é de fundamental importância, deve ser efetivado e é relevante para a sociedade ou para alguns indivíduos que se beneficiarão com a pesquisa. Deve aparecer como as informações geradas pela pesquisa são úteis e a quem. O que a pesquisa irá agregar e que decisões poderão ser tomadas a partir dos dados gerados.
A justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, justifica a necessidade de se levar a efeito a realização de tal empreendimento e encaminha para a formulação do problema.
Deverá ser ressaltado no trabalho que existem outros trabalhos que evidenciam a importância do tema da pesquisa e estes devem ser referenciados.
PROBLEMA
O problema tem como origem uma situação que provoca questões sobre o tema e pode ser definido pela própria vivência do pesquisador ou indicado por profissionais ligados ao tema. A partir da identificação do problema, elabora-se uma questão específica a ser respondida pela pesquisa, ficando assim estabelecido um foco de estudo para responder a questão. As questões de pesquisa devem ser passíveis de respostas as quais devem ser obtidas com metodologia científica e/ou tecnológica/de engenharia.

HIPÓTESE
A hipótese é uma possível resposta à questão estabelecida no problema do projeto de pesquisa.  Segundo Bello (2009, p. 23), é uma pré-solução para o problema levantado no tema escolhido para a pesquisa.
Dependendo da opção metodológica feita, a pesquisa não precisará obrigatoriamente estabelecer hipóteses. Para pesquisas do tipo levantamento ou pesquisas tecnológicas, por exemplo, hipótese não se torna um item formal obrigatório.
OBJETIVOS
A definição dos objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa e devem corresponder às questões propostas.
OBJETO
É o que vai fazer.  A partir do objeto é definida a área da pesquisa e a classificação em pesquisa científica ou tecnológica.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Neste momento, o pesquisador busca, localiza e revisa a literatura onde obterá  material bibliográfico que subsidiará o tema do trabalho de pesquisa, tais como livros, artigos científicos, revistas, jornais, normas técnicas, legislação, etc.
METODOLOGIA
A Metodologia, que também é chamada de Materiais e Métodos, é a descrição da estratégia a ser adotada, onde constam todos os passos e procedimentos adotados para realizar a pesquisa e atingir os objetivos.
Depois de realizar as opções, deve ser feita a descrição detalhada de como será feita a pesquisa (como os dados serão coletados, questionários, entrevistas, amostras e etc) e de como será feita a análise dos dados que serão obtidos. Deve ser incluído o cronograma, os recursos que serão necessários e a avaliação.
CRONOGRAMA
É um planejamento adequado do tempo que o pesquisador terá para realizar o trabalho, especificando as atividades a serem cumpridas.
ANÁLISE DE DADOS
Deve mostrar como será feita a análise, avaliação dos dados, com o que vai comparar, vai usar algum método estatístico? Como vai poder dizer se os resultados estão bons ou não, vai comparar os resultados com o quê, com especificações de alguma norma ou com os resultados de algum autor, ou com que outro tipo de pesquisa?
REFERÊNCIAS
A referência dos documentos efetivamente citados dentro do projeto da pesquisa é um item obrigatório para a elaboração do Projeto.
Liste pelo menos cinco referências principais (por exemplo, artigos de jornais, revistas científicas, livros, sites de internet, etc.) da sua pesquisa bibliográfica. Se você utilizar animais vertebrados, dê uma referência adicional sobre os cuidados com o animal.

Relatório

A elaboração do Relatório da Pesquisa tem por objetivo a apresentação de uma compilação dos principais dados referentes ao projeto desenvolvido. Este documento é um dos instrumentos utilizados para avaliação dos projetos. Devem constar neste relatório os dados fundamentais de cada etapa do projeto que transmitam uma ideia clara do que foi desenvolvido.
IMPORTANTE
O
relatório deve ser encadernado e entregue em 03 vias, no dia do credenciamento.
A apresentação deste documento deve seguir obrigatoriamente todas as orientações abaixo.
Formatação
Tamanho: máximo de 50 páginas.
Formato: Folha branca A4, com texto fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5, com numeração de páginas.

Critérios de avaliação do Relatório da Pesquisa
a)  Clareza na redação.
b)  Linguagem científica.
c)  Conteúdo coerente com o trabalho realizado.

Estrutura do RELATÓRIO
O  Relatório tem como finalidade básica transmitir com exatidão o desenrolar da pesquisa, suas limitações, as conquistas, a análise dos dados obtidos, as conclusões e recomendações. Deve ser escrito em português, espanhol ou inglês, incluindo:

·         capa;
·         folha de rosto;
·         folha de aprovação;
·         dedicatória (opcional);
·         agradecimentos (opcional);
·         epígrafe (opcional);
·         resumo;
·         lista de ilustrações (se houver);
·         lista de tabelas (se houver);
·         lista de abreviaturas e siglas (se houver);
·         lista de símbolos (se houver);
·         sumário.

1. INTRODUÇÃO
·         Apresentação do tema e sua delimitação, pequeno histórico do problema, relação com outros estudos;
·         Justificativa;
·         Problema;
·         Hipóteses;
·         Objetivos (geral e específicos).

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA/REFERENCIAL TEÓRICO
Item obrigatório, no qual o pesquisador registra o conteúdo já publicado e utilizado como referência para a sua pesquisa.

3. METODOLOGIA (OU MATERIAIS E MÉTODOS)

Deve apresentar:

·         tipo de pesquisa (descritiva, explicativa, estudo de caso, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, pesquisa experimental);
·         início e término da pesquisa (conforme cronograma e caderno de campo);
·         local da pesquisa e descrição;
·         variáveis (quando for o caso); definição conceitual, operacional e controle das variáveis; indicadores usados; população e sistema de amostragem; instrumentos de coleta de dados, equipamentos e materiais;
·         procedimentos: descrição das etapas, técnicas, normas e procedimentos usados para a coleta de dados;
·         descrição dos métodos de análise, avaliação, validação, tratamento estatístico dos dados obtidos e limitações do método (quando for o caso).

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Apresentação dos resultados obtidos e discussão do significado dos mesmos. Interpretação dos dados obtidos, estabelecendo ligação com os resultados de outros estudos ou com dados teóricos publicados.


5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS
GLOSSÁRIO (opcional)
ANEXOS (opcional)

Formulários
É muito importante que, antes de inciar a pesquisa, você leia, atentamente, as Regras Internacionais de Pesquisa da FEROCIT para elaboração e apresentação de sua pesquisa, bem como para a exposição de seu projeto.
Para poder participar da feira, é obrigatório o envio de vários formulários, que contem a descrição pormenorizada do seu Projeto de Pesquisa. Os formulários: 1 (Formulário de Revisão para Orientador), 1A (Formulário de Revisão para Aluno Pesquisador), Plano de Pesquisa, 1B(Formulário de Aprovação) e Contrato de Convivência, são de apresentação obrigatória para todos os participantes, complementados por outros formulários, dependendo do tipo de pesquisa realizada.
·         O Plano de Pesquisa e o Formulário 1A serão preenchidos e enviados on-line junto à  Inscrição. Orientações para preenchimento do Plano de Pesquisa acesse  Desenvolva seu projeto, Plano de Pesquisa.
·         O Relatório  da Pesquisa deverá ser entregue em 3(três) vias para o CRC - Comitê de Revisão Científica,  no dia do credenciamento.
·         Os demais formulários, pertinentes à pesquisa, devem ser enviados por correio ou por e-mail escaneados.
            
 Endereço:  Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ulisses Guimarães – FEROCIT - Feira de Rondônia Cientifica de Inovação e Tecnologia

Endereço: Rua Turmalina, 10015  -   Bairro: Jardim Santana
CEP 76 828-626                      Porto Velho/Rondônia
Fone: (69) 3214-3672              E-mail: eeefm.ulisses@gmail.com


Formulários obrigatórios para todos os tipos de pesquisa

Formulários obrigatórios abaixo:
Formulários complementares de acordo a pesquisa desenvolvida

Formulários complementares (quando necessário) abaixo:




















Formulários Obrigatórios para todos os tipos de pesquisa e Formulários Complementares

















FEROCIT 2014 – Feira de Rondônia Cientifica de Inovação e Tecnologia

CONTRATO DE CONVIVÊNCIA, RESPONSABILIDADE E PUBLICIDADE
(Este documento deve ser assinado pelo adulto responsável e pelo aluno coordenador de cada projeto.)
Título do Projeto:__________________________________________   ________________________
País: _____________________________________________________ Nº do Estande:_________
1. Normas de convivência:
1.1. Todos os participantes da FEROCIT deverão seguir, obrigatoriamente, as regras de saúde e segurança e as normas de exposição definidas pela feira.
1.2.Projeto em grupo: Um dos alunos expositores deverá permanecer sempre junto ao seu estande, durante todo o horário de visitação da Feira. Quando o projeto é individual e o aluno necessitar se ausentar deverá justificar sua ausência no estande.
1.3. Comportamentos inadequados, como o não cumprimento do item 1.2, serão encaminhados ao Comitê de Revisão Científica - CRC - e estarão sujeitos à perda de pontos ou à desclassificação.
Procedimentos:
   a) advertência, por escrito com o ciente do aluno expositor;
   b) a não-observância do exposto na letra “a” implicará na imediata perda de 10(dez) pontos na nota final obtida pelo projeto;
   c) a reincidência da falta incorrerá na perda imediata de 30% na nota final obtida.
1.4. Não é permitido o uso de tabaco, bebidas alcoólicas e outros tipos de drogas no local da feira, nos locais de comemorações e adjacências e alojamentos.
1.5. Os expositores deverão observar as normas de higiene básica dentro de seus estandes, mantendo o material de exposição em ótimo estado de conservação.
1.6. Os expositores deverão se apresentar com vestimenta formal, uniforme de sua instituição ou traje típico da região de origem em todo o  tempo da exposição e das solenidades de abertura e premiação.
1.7. Os expositores deverão observar rigorosamente os horários previstos na Programação da FEROCIT, bem como atender à chamada extra para fins de avaliação.
1.8. Qualquer acontecimento não previsto neste instrumento será encaminhado ao Comitê de Revisão Científica - CRC - ou à Subcomissão de Saúde e Segurança.
1.9. A FEROCIT pode reter uma das cópias dos relatórios das pesquisas para seu banco de dados.
2. Fraude científica, cópia de projeto ou parte dele, dados do projeto utilizados sem autorização, por escrito, serão punidos com exclusão de avaliação.


3. Responsabilidades pela exibição de bens e dados:
3.1. A FEROCIT mantém um sistema de segurança que protege os projetos expostos, fora dos horários de funcionamento da feira, no entanto, recomenda-se que equipamentos de alto valor sejam retirados, diariamente.
3.2. Quando da visitação pública, os pertences e projetos expostos serão da responsabilidade dos expositores.
3.3. Recomenda-se que os expositores tomem a precaução devida para proteger seus projetos e pertences, a fim de evitar roubos, perdas e danos, pois a FEROCIT não se responsabiliza por tais ocorrências.

4. Concessão de publicidade:
4.1. Os expositores dão permissão à Comissão Central para usar de informações (fotos, vídeos, folders, entre outros) expostas nos estandes para divulgação da FEROCIT.
4.2. Os órgãos de imprensa (escrita, falada e visual), estão autorizados a utilizarem dados ou imagens com a finalidade de divulgação do evento.
4.3. Os expositores comprometem-se a colaborar com os órgãos de imprensa e afins para dar informações com a finalidade de divulgação do evento e de seus projetos.

Concordamos com o exposto acima.

(Prof. Orientador) Nome: ______________________________________________
Ass.: ____________________

(Aluno Coord.) Nome: _______________________________________________
 Ass.: ______________________


Porto Velho, _______de_____________________de____________





FORMULÁRIO DE REVISÃO PARA ORIENTADOR (1)
Este formulário completo é necessário para TODOS os projetos e deve ser preenchido antes da experimentação.
Título do projeto:

Nome(s) do(s) aluno(s):
Área:                                                                                              Cidade:
A SER PREECHIDO PELO ORIENTADOR JUNTO COM O ALUNO PESQUISADOR.
1) (   ) Eu li e compreendi as Regras Internacionais de Pesquisa da FEROCIT.

2) (   ) Eu revisei o Formulário de revisão para aluno pesquisador  (1A) e o Plano de pesquisa
.
3) (   ) Eu trabalhei com o aluno e nós discutimos os possíveis riscos envolvidos no Projeto.

4) Este projeto envolve a(s) áreas(s) abaixo e requer aprovação de um CRI, CIUCA ou CBI,  antes do início da experimentação:
(   ) Seres humanos
(   ) Animais vertebrados
(   ) Agentes biológicos potencialmente perigosos
      (   ) Microorganismos      (   ) rDNA          (   ) Tecidos

5) Formulários a serem preenchidos por TODOS os Projetos:
(   ) Formulário de revisão para orientador (1)
(   ) Formulário de revisão para aluno pesquisador (1A)
(   ) Plano de pesquisa
(   ) Formulário de aprovação (1B) – um por aluno
 (   ) Formulário para pesquisa em  instituto/indústria (1C) (se necessário
(   ) Formulário para continuidade de projeto (7) (se necessário)

6) Formulários adicionais, necessários se o projeto inclui o uso de um (ou mais) dos itens abaixo: (marque tudo que se aplique)
(   ) Seres Humanos (requer aprovação de um Comitê de Revisão Institucional – CRI, antes do início da experimentação)
 (   ) Formulário para pesquisa com seres humanos (4)
(   ) Formulário para cientista qualificado (2) (se necessário e/ou requisitado pelo CRI)
(   ) Animais Vertebrados (requer revisão e aprovação antes do início da experimentação)
 (   ) Formulário para pesquisa com animais vertebrados (5A) – para projetos conduzidos em locais não regulamentados de pesquisa (requer aprovação do CRI antes do início da experimentação)
(   ) Formulário para pesquisa com animais vertebrados (5B) – para projetos conduzidos em locais regulamentados de pesquisa (requer aprovação do Comitê Institucional para Uso e Cuidados com Animais (CIUCA) antes do início da  experimentação)
 (   ) Formulário para cientista qualificado (2) (requerido para todos projetos conduzidos em locais regulamentados de pesquisa ou quando necessário)
(   ) Agentes biológicos potencialmente perigosos (requer aprovação de um CRI, CIUCA ou Comitê de Biossegurança Institucional (CBI) antes do início da experimentação)
(   ) Formulário para pesquisa com agente biológicos potencialmente perigosos (6A)
(   ) Formulário para pesquisa com tecidos de seres humanos ou animais vertebrados (6B) – para ser preenchido junto com o Formulário 6A, quando o projeto envolve o uso de tecidos, cultura de células primárias, sangue ou seu produtos e fluidos corporais.
 (   ) Formulário para cientista qualificado (2) (se necessário)
(   ) Substâncias químicas, atividades ou equipamentos perigosos (não requer pré-aprovação do CRI)
 (   ) Formulário para avaliação de riscos (3)
 (   ) Formulário para cientista qualificado (2) (requerido para projetos envolvendo substâncias controladas ou  quando necessário)

Assinatura: _______________________________________________

Nome do Orientador:

Data de Revisão (início da pesquisa):

Telefone:                                                                                  E-mail:















FORMULÁRIO DE REVISÃO PARA ALUNO PESQUISADOR (1A)
Este formulário completo é requerido para TODOS os projetos.


1) Título do projeto:

2) Nome(s) do(s) aluno(s):                                                                    Série:
    Área:                                                                                                 Cidade:
Data de início do projeto de pesquisa:

Data planejada para o fim:

3) Este projeto é uma continuação do ano anterior? (   ) Sim   (   ) Não

Se SIM,
    Explique em que o projeto atual é inovador e diferente do(s) ano(s) anterior(es) no     
    Formulário para Continuidade de Projetos 7, anexando Plano de Pesquisa e Formulário
    1A do(s) ano(s) anterior(es)

4) A data planejada para o início da experimentação/coleta de dados (deste ano) será em (dd/mm/aa):

5) Você conduzirá sua pesquisa em laboratório, instituição regulamentada ou indústria?
(   ) NÃO  (responda a questão 6)
(   ) SIM  (informe os dados abaixo)
      Nome(s), endereço(s), telefone(s) e e-mail(s) do(s) local(is) de pesquisa:

6) Local em que você conduzirá sua pesquisa:
(   ) Campo   (   ) Em Casa   (   ) Escola   (   ) Outro:____________ 
7) Marque os itens que se aplicam a sua pesquisa:

As áreas a seguir requerem revisão e aprovação do Comitê de Revisão Institucional antes da experimentação:

(   ) Seres Humanos
(   ) Animais Vertebrados
(   ) Agentes Biológicos Potencialmente Perigosos
(   ) Substâncias  Químicas, Atividades ou Equipamentos Perigosos
(   ) Substâncias Controladas por Lei

* Algumas pesquisas não são recomendáveis ou são proibidas para alunos do ensino médio. Verifique as Regras Internacionais de Pesquisa da FEROCIT

FORMULÁRIO DE APROVAÇÃO (1B)
Este formulário completo é necessário a TODOS os projetos. UM POR ALUNO.
Título do projeto:

Número de integrantes do projeto: 1(   )  2(   )  3(   )

Área:                                                                                              Cidade:

1. REQUERIDO PARA TODOS OS PROJETOS:

a) Ciência do Aluno: Estou ciente dos riscos e possíveis perigos para mim, caso houver, proposto no Plano de Pesquisa. Eu vou aderir a todas as Regras Internacionais, na condução da pesquisa. Também vou aderir aos termos da seguinte declaração de ética: Fraude científica ou conduta inadequada não são permitidas em nenhum nível da pesquisa ou competição. Plágio, uso ou apresentação de trabalhos de terceiros como sendo seu, falsificação de assinaturas de aprovação e fabricação ou falsificação de dados ou datas de aprovação não serão tolerados. Projetos fraudulentos não se classificarão para participar da FEROCIT.

Nome do Aluno:
Data (início do projeto de pesquisa):                                                    Assinatura: ____________________________

b) Aprovação dos Pais/Responsável Legal: Eu li e aceito os riscos e possíveis perigos envolvidos no Plano de Pesquisa. Eu autorizo a participação do meu filho nesta pesquisa.

Nome do Pai/Responsável:
Data (início do projeto de pesquisa):                                                    Assinatura: ____________________________

2. REQUERIDO PARA PROJETOS QUE NECESSITAM DE APROVAÇÃO DO CRI OU BANCAS INSTITUCIONAIS PRÓPRIAS: (assinar 2a ou 2b, conforme o caso.)  A SER PREENCHIDO PELO CRI:
USO DO CRC
3. APROVAÇÃO DO CRC DA FEROCIT:

Certifico que este projeto está de acordo com o Plano de Pesquisa aprovado e se enquadra nas Regras Internacionais de Pesquisa.

Assinatura:______________________________________________
Nome: _________________________________________________
Data da aprovação: _____/_____/_____ 
2a) Necessário à projetos que necessitam de aprovação prévia do CRI ANTES da experimentação.


O CRI estudou cuidadosamente o Plano de Pesquisa e verificou que todos os formulários requeridos estão inclusos. Minha assinatura indica a aprovação do Plano de Pesquisa antes do início da experimentação.



Assinatura:__________________________
Nome:
Data da aprovação:
(anterior à experimentação)

2b) Necessário à pesquisas feitas em todas as Instituições Regulamentadas de Pesquisa, sem a pré-aprovação do CRI.

Este projeto foi conduzido em uma Instituição de Pesquisa Regulamentada (não em casa, ou escola, etc.) foi revisado e aprovado por uma banca institucional própria antes da experimentação e está de acordo com as regras internacionais. Anexe 1C e aprovações institucionais (CIUCA, etc.) necessárias.

Assinatura:__________________________
Nome:
Data da aprovação:
(anterior à experimentação)



OU

 

























FORMULÁRIO PARA PESQUISA EM INSTITUTO / INDÚSTRIA (1C)
Este formulário deve ser preenchido pelo supervisor da pesquisa, conduzida na instituição de pesquisa regulamentada ou indústria.

Título do projeto:

Nome (s) do(s) aluno(s):
Área:                                                                                              Cidade:
Deve ser preenchido pelo Supervisor (NÃO o Aluno ou Orientador) após a experimentação.

O aluno executou a pesquisa na minha instituição:

a) (   ) somente para utilizar o equipamento.
OU
b) (   ) para realizar experiência(s).

1) Como o aluno teve essa ideia para o seu projeto?
(foi solicitado como trabalho, foi escolhido a partir de uma lista de sugestões, foi uma ideia original do aluno, etc.)

2) Você estava ciente das Regras Internacionais de Pesquisa da FEROCIT, antes da experimentação? (   ) Sim   (   ) Não

3) O aluno trabalhou no projeto como parte de um trabalho de grupo? (   ) Sim   (   ) Não
Se SIM, quantos componentes havia no grupo e que tipo de grupo de pesquisa era (de alunos, de adultos, pesquisadores, etc.)?

4) Que procedimentos específicos o aluno realmente desenvolveu e quanto independentemente ele trabalhou? Liste e descreva (não descreva procedimentos que o aluno só observou.)

Projetos de pesquisa que envolvam seres humanos, animais vertebrados ou agentes biológicos potencialmente perigosos requerem revisão e aprovação por um Comitê de Revisão Institucional - CRI, Comitê Institucional para Cuidados de Animais - CIUCA, etc. Cópia de aprovação(ões) deve(m) ser anexada(s). 
Assinatura:_______________________________________________

Nome do Cientista Supervisor:
Título:
Data:
Instituição
Endereço:
Telefone:                                                                                   E-mail:


:
FORMULÁRIO PARA PESQUISA EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO (1D)
Este formulário deve ser preenchido pelo supervisor educacional ou orientador educacional da instituição de ensino envolvida/consultada na pesquisa.


Título do Projeto:

Nome (s) do(s) aluno(s):

Área:                                                                                              Cidade:

Deve ser preenchido pelo Supervisor Educacional ou Orientador Educacional (
NÃO o Aluno ou Orientador) antes da experimentação.

1) O aluno foi autorizado a realizar a pesquisa nesta instituição. Os procedimentos dessa pesquisa oferecem riscos aos seres humanos envolvidos? Assinale a resposta:

a) (   ) não mais que risco mínimo1.
OU
b) (   ) mais que risco mínimo2.

2) Você, Orientador ou Supervisor Educacional, está ciente das regras Nacionais e Internacionais sobre pesquisas com seres humanos (como a Resolução CNS 466/12 e as Diretrizes Éticas Internacionais para Pesquisas Envolvendo Seres Humanos CIOMS/OMS)?

3) Que procedimentos específicos o aluno realmente desenvolveu? Liste e descreva:


Projetos de pesquisa que envolvam seres humanos, animais vertebrados ou agentes biológicos potencialmente perigosos requerem revisão e aprovação por um Comitê de Revisão Institucional - CRI, Comitê Institucional para Cuidados de Animais - CIUCA, etc. Cópia de aprovação(ões) deve(m) ser anexada(s). 

Assinatura:_______________________________________________

Nome do Orientador ou Supervisor Pedagógico:
Instituição de Ensino:
Data:
Endereço:
Telefone:                                                                                   E-mail:
1Não mais do que risco mínimo existe quando o risco ou desconforto previsto na pesquisa não for maior do que aquele encontrado comumente no dia a dia e testes de rotina.
2Mais que risco mínimo existe quando o risco físico ou psicológico, ou o risco relacionado à quebra de confidencialidade ou à invasão de privacidade for maior do que aquele encontrado/vivido no dia a dia.







FORMULÁRIO PARA CIENTISTA QUALIFICADO (2)
Necessário para projetos que envolvam substâncias controladas, agentes biológicos potencialmente perigosos, seres humanos e animais vertebrados. Deve ser assinado antes da experimentação.
Título do projeto:
Nome(s) do(s) aluno(s):
Área:                                                                                              Cidade:
Para ser preenchido pelo Cientista Qualificado:
Nome do Cientista:
Graduação:
Experiência/Treinamento na área de estudos do projeto do aluno:
Cargo:
Instituição:
Endereço:
E-mail:
Telefone:

1) Você estava ciente das Regras Internacionais de Pesquisa da FEROCIT,  antes do início da experimentação? (   )Sim (   )Não
2) A pesquisa envolve algum dos itens abaixo?
    a) Seres Humanos: (  )Sim (   )Não
    b) Animais Vertebrados: (   )Sim  (   )Não
    c) Agentes Biológicos Potencialmente Perigosos: (   )Sim  (   )Não
    d) Substâncias Controladas: (   )Sim  (   )Não
3) Você irá supervisionar o aluno diretamente? (   )Sim (   )Não
    Se NÃO,
    a) Quem será o Supervisor Designado da pesquisa?_________________________________
    b) Experiência/Treinamento do Supervisor Designado:

4) Descreva as precauções de segurança e treinamentos necessários para este projeto:
PARA SER PREENCHIDO PELO CIENTISTA QUALIFICADO - CQ:

Certifico que revisei e aprovei o Plano de Pesquisa, antes do início da experimentação. Se o aluno ou o Supervisor Designado não estiver treinado nos procedimentos necessários, eu assegurarei o seu treinamento e supervisão durante a pesquisa. Tenho conhecimento do funcionamento das técnicas a serem usadas pelo aluno no Plano de Pesquisa. Se uma substância que vicie for usada nesta pesquisa, eu certifico que possuo licença adequada. Entendo que a indicação de um Supervisor Designado é necessária quando o aluno não estiver conduzindo o experimento sob minha supervisão direta.

Assinatura:____________________________
Nome do CQ:
Data da Aprovação:
Telefone:
E-mail:
PARA SER PREENCHIDO PELO SUPERVISOR DESIGNADO – SD, QUANDO O CIENTISTA QUALIFICADO NÃO PUDER SUPERVISIONAR A PESQUISA DIRETAMENTE:

Certifico que sou treinado nas técnicas a serem utilizadas pelos alunos, antes do início da investigação e que farei supervisão direta do projeto.






Assinatura:____________________________
Nome do SD:
Data da Aprovação:
Telefone:
E-mail:

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DE RISCOS (3)

Necessário para projetos que utilizem substâncias químicas, atividades ou equipamentos perigosos, ou substâncias controladas por lei. Deve ser preenchido e assinado antes da experimentação.

Título do projeto:

Nome(s) do(s) aluno(s):

Área:                                                                                              Cidade:

Para ser preenchido pelo aluno junto com o supervisor designado ou cientista qualificado:
(TODAS as perguntas devem ser respondidas; anexe páginas extras se necessário)

1) Liste/identifique os produtos químicos, atividades ou equipamentos perigosos que serão utilizados:
2) Identifique e avalie os riscos envolvidos:
3) Descreva as medidas de segurança e procedimentos utilizados para reduzir os riscos:
4) Descreva os métodos de descarte que serão utilizados (quando necessário):
5) Liste as fontes de informações de seguranças:


Para ser preenchido pelo Supervisor Designado- SD ou Cientista Qualificado-CQ: Eu concordo com a avaliação de risco e com as medidas de segurança acima descritas. Certifico que revisei o Plano de Pesquisa e farei supervisão direta do aluno.

Assinatura:_______________________________________________
Nome do SD ou CQ:
Data (anterior à experimentação):
Cargo/Instituição:
Telefone/E-mail:
 
















FORMULÁRIO (4) - PESQUISA COM SERES HUMANOS
Para todas as pesquisas envolvendo seres humanos. É necessária a aprovação do Comitê de Revisão Institucional – CRI, antes da experimentação.
Título do projeto:

Nome(s) do(s) aluno(s):

Área:                                                                                              Cidade:

O preenchimento deste formulário deve ser feito junto com o orientador/supervisor designado/cientista qualificado.  Assinale os seguintes itens:

1. (     ) Eu submeti meu plano de pesquisa o qual está de acordo com todos os procedimentos indicados nas instruções para pesquisa com seres humanos: objetivos, como minimizar riscos e desconforto (se houver), benefícios, confidencialidade, procedimento para obter consentimento, etc.
2. (     ) Eu anexei quaisquer enquetes ou questionários que estarei usando na minha pesquisa.
3. (     ) Sim  (    ) Não     Estou requerendo dispensa da documentação de consentimento  e/ou concordância de menor de idade.
4. (     ) Sim     (     ) Não    (     ) Não aplicável       Estou requerendo dispensa para obtenção de permissão dos pais/responsáveis.
Observação: se você respondeu não para as perguntas 3 ou 4, anexe o formulário de consentimento.
5. (     ) Sim    (     ) Não      Você está trabalhando com um cientista qualificado?
                                             Nome: ____________________________________________ 
                                             Formação: _________________________________________
                                             Endereço: ____________________ Telefone: ________ E-mail: _______
                                             Experiência em relação ao projeto: _______________________

A ser preenchido pelo CRI após a revisão do plano de pesquisa:
(     ) O projeto de pesquisa NÃO está aprovado neste momento, necessitando alterações.
(     ) O projeto de pesquisa está Aprovado, conforme as definições abaixo:
1.     Nível de Risco: (     ) Risco mínimo       (     ) Mais do que risco mínimo
2.     Necessidade de cientista qualificado:      (     ) Sim          (     ) Não
3.     Concordância escrita de menor de idade necessária para menores:
(     ) Sim          (     ) Não         (     ) Não aplicável ( não há menores neste estudo)
4.     Permissão escrita dos pais/responsáveis para menores de idade:
(     ) Sim          (     ) Não         (     ) Não aplicável ( não há menores neste estudo)
5.      Consentimento por escrito para indivíduos com 18 anos ou mais:
       (     ) Sim          (     ) Não         (     ) Não aplicável ( não há sujeitos com 18 anos ou mais neste estudo)


ASSINATURAS DO CRI (todas as 3 assinaturas são necessárias).  Nenhum desses indivíduos pode ser o orientador, o supervisor designado, o cientista qualificado ou alguém relacionado ao aluno (exemplo: mãe, pai, etc)  para evitar conflito de interesses.

Eu atesto que revisei o projeto do aluno e ratifico as determinações mencionadas acima.

Profissional da Saúde  Mental ou da Medicina ( um psicólogo, um psiquiatra, um clínico geral, um assistente social com formação comprovada ou um enfermeiro com registro)
Nome
Formação

Assinatura
Data de aprovação


Administrador da Escola
Nome
Formação

Assinatura
Data de aprovação


Educador
Nome
Formação

Assinatura
Data de aprovação


EXEMPLO DE FORMULÁRIO PARA CONSENTIMENTO
Instruções para o aluno pesquisador: Um formulário para consentimento deve ser desenvolvido em conjunto com o orientador, supervisor designado ou cientista qualificado.
Este formulário é usado para fornecer informações ao sujeito de pesquisa (ou pais/responsáveis) e para documentar o consentimento, a concordância de menor de idade e/ou permissão dos pais/ responsáveis.
·         Quando o consentimento por escrito é exigido, o pesquisador fica com o original assinado.
·         Os alunos podem usar este formulário ou podem copiar TODOS os itens em um novo documento.
_________________________________________________________________________
SOLICITO SUA AJUDA VOLUNTÁRIA EM MEU PROJETO DE PESQUISA. LEIA AS SEGUINTES INFORMAÇÕES E SE VOCÊ CONCORDAR EM PARTICIPAR, POR FAVOR, ASSINE NO LOCAL INDICADO.
Objetivo do projeto:
Se você participar, terá que:
Tempo necessário para a participação:
Riscos:
Benefícios:
Como a confidencialidade será mantida:

A participação nesse estudo é totalmente voluntária. Se você decidir não participar, não haverá nenhuma consequência. Esteja ciente de que, se você optar por participar, poderá deixar a pesquisa a qualquer momento e, se não quiser, não precisará explicar o motivo da desistência.

Se você tiver qualquer dúvida sobre esta pesquisa, poderá contatar o professor Orientador.

Nome do Orientador:
Telefone / e-mail:

Ao assinar este formulário, estou atestando que li e entendo as informações acima e que livremente dou meu consentimento/concordância para participar ou permissão para que meu/minha filho (a) participe.

Consentimento de adulto ou concordância de menor de idade

Nome do sujeito da pesquisa:
Data:
Assinatura:

Permissão dos pais / responsáveis (se aplicável)
Nome do pai / mãe / responsável:
Data:
Assinatura:


FORMULÁRIO PARA PESQUISAS COM ANIMAIS VERTEBRADOS (5A)
Necessário para toda a pesquisa que envolva animais vertebrados que for conduzida em um local de pesquisa NÃO regulamentado. APROVAÇÃO PELO CRI  É NECESSÁRIA ANTES DA EXPERIMENTAÇÃO.

Título do projeto:

Nome(s) do(s) aluno(s):
Área:                                                                                              Cidade:
A ser preenchido pelo Aluno Pesquisador:
1) Nome comum (gênero ou espécie) e número de animais usados:
2) Descreva completamente a habitação e os cuidados a serem dados. Inclua o tamanho da gaiola/cercado, número de animais por gaiola, condições do ambiente, limpeza, tipo de comida, frequência de comida e água, frequência com que o animal será observado, etc.:
3) O que acontecerá com os animais depois da experimentação?
A SER PREENCHIDO PELO COMITÊ DE REVISÃO INSTITUCIONAL - CRI ANTES DA EXPERIMENTAÇÃO:

(   ) Estudo observacional. Veterinário e Supervisor Designado NÃO são necessários.

(   ) Estudo comportamental ou nutricional. Supervisor Designado é NECESSÁRIO, deve assinar abaixo.

(   ) Estudo comportamental ou nutricional. Veterinário e Supervisor Designado são NECESSÁRIOS, devem assinar abaixo.

(  ) Estudo comportamental ou nutricional. Veterinário, Supervisor Designado e Cientista Qualificado são NECESSÁRIOS,
devem assinar abaixo e preencher o Formulário de Cientista Qualificado (2).

O CRI cuidadosamente revisou este estudo e o considera apropriado. Pode ser conduzido em um local de pesquisa não regulamentado.

Assinatura de Aprovação Prévia do CRI:

Assinatura:_______________________________________________
Nome:
Data da aprovação (anterior à experimentação):
A SER PREENCHIDO PELO VETERINÁRIO:

( ) Eu certifico que revisei esta pesquisa e os cuidados com os animais, juntamente com o aluno, antes do início da experimentação.
( ) Eu certifico que dispensarei os cuidados necessários em caso de doenças ou emergência com os animais.

Assinatura:____________________________
Nome:
Data da Aprovação:
E-mail:
Telefone:
A SER PREENCHIDO PELO CIENTISTA QUALIFICADO E/OU SUPERVISOR DESIGNADO:

(  ) Eu certifico que revisei esta pesquisa e os cuidados com os animais, juntamente com o aluno, antes do início da experimentação e aceito a responsabilidade pelo cuidado e manejo dos animais neste projeto.
(  ) Eu certifico que diretamente supervisionarei o experimento.
Assinatura:____________________________
Nome:
Data da Aprovação:
E-mail:
Telefone:

FORMULÁRIO PARA PESQUISA COM ANIMAIS VERTEBRADOS (5B)
Necessário para toda a pesquisa envolvendo animais vertebrados que for conduzida em uma Instituição de Pesquisa Regulamentada. APROVAÇÃO DO CIUCA DA INSTITUIÇÃO É NECESSÁRIA, ANTES DA EXPERIMENTAÇÃO.
Título do projeto:
Nome(s) do(s) aluno(s):
Área:                                                                                              Cidade:
Título e número do protocolo do projeto aprovado pelo Comitê Institucional para Uso e Cuidados com Animais – CIUCA:
A ser preenchido pelo Cientista Qualificado:

1) O projeto foi uma ideia própria do aluno ou foi parte do trabalho do cientista?
2) Você estava ciente das Regras Internacionais de Pesquisa da FEROCIT,  antes que o aluno iniciasse a experimentação? (   )Sim   (   ) Não
3) Que treinamento em laboratório, incluindo datas, foi fornecido ao aluno?
4) Espécies de animais usados:
Número de animais usados:
5) Categoria de dor designada para este estudo:
(Para maiores informações acesse: http://www.usda.gov)
6) Descreva, em detalhes, o papel do aluno neste projeto: procedimentos e equipamentos utilizados, precauções de segurança empregadas. (Anexar páginas extras se necessário)
7) Anexe uma cópia da aprovação do CIUCA. Uma carta do Cientista Qualificado não é suficiente.
Cerificação ou documentação do treinamento do Aluno:
Liste o número do certificado ou anexe a documentação:
Data(s) de treinamento:
Assinatura:_____________________________________________

Nome do Cientista Qualificado:
Data:
Assinatura:_____________________________________________
Nome do membro do CIUCA:
Data:


FORMULÁRIO PARA PESQUISAS COM AGENTES BIOLÓGICOS (6A)
Necessário para todos os projetos que envolvam microorganismos, DNA recombinante, tecidos, sangue e fluidos corporais. É requerida a aprovação do CRI//CIUCA/CBI - Comitê de Biossegurança Institucional, antes da experimentação.

Título do projeto:

Nome(s) do(s) aluno(s):

Área do projeto:                                                                                              Cidade:
A ser preenchido pelo Aluno Pesquisador junto com o Cientista Qualificado ou Supervisor Designado:
(TODAS as perguntas devem ser respondidas, se necessário pode-se anexar páginas extras.)

1) Identifique os Agentes Biológicos  que serão utilizados no seu experimento. Cite a fonte dos agentes, quantidade e o Nível de Biossegurança de cada grupo de microorganismos:
2) Descreva o laboratório onde será conduzida a experimentação (incluindo o Nível de Biossegurança do laboratório):
3) Descreva o(s) método(s) de descarte que você pretende utilizar para todos os materiais de cultura e outros agentes biológicos:
4) Descreva os procedimentos utilizados para minimizar os riscos (EPI’s, etc.):
5) Que Nível de Biossegurança você recomenda para o seu projeto dada a avaliação de risco que você fez?

A ser preenchido pelo Cientista Qualificado - CQ ou Supervisor Designado - SD:
1) Que tipo de treinamento o estudante recebeu para este projeto?
2) Você concorda com as informações de Biossegurança que o aluno forneceu acima?
(   ) Sim    (   ) Não , se NÃO, favor explicar:

Assinatura:____________________________
Nome do CQ ou SD:
Data da Assinatura:

PARA SER PREENCHIDO PELO CRI ANTES DA EXPERIMENTAÇÃO:

(  ) O CRI estudou cuidadosamente o Plano de Pesquisa deste projeto e a avaliação do nível de risco acima, e concorda que este estudo é de NB-1 e portanto deve ser conduzido em um laboratório com NB-1 ou maior.
(  ) O CRI estudou cuidadosamente o Plano de Pesquisa deste projeto e a avaliação do nível de risco acima, e concorda que este estudo é de NB-2 e portanto deve ser conduzido em um laboratório com NB-2 ou maior.
Assinatura:____________________________
Nome:
Data da Aprovação:
PARA SER PREENCHIDO PELO CRI ANTES DA EXPERIMENTAÇÃO, PARA LABORATÓRIOS COM NB-2 OU MAIOR, E QUE POSSUEM PRÉ-APROVAÇÃO INSTITUCIONAL:

Este projeto foi revisado e aprovado pelo comitê institucional regulamentado (CBI, CIUCA, etc.) antes da experimentação em um laboratório NB-2 (ou maior) e está de acordo com as regras Internacionais. Os formulários institucionais necessários estão em anexo.
Assinatura:____________________________
Nome:
Data da Aprovação:




FORMULÁRIO PARA PESQUISAS COM TECIDOS DE SERES HUMANOS E DE ANIMAIS VERTEBRADOS (6B)
Necessário para todos os projetos que utilizem: tecidos recentes não secos, culturas celulares, sangue ou seus produtos e fluidos corporais. Se a pesquisa envolver organismos vivos, preencha os formulários apropriados de seres humanos ou animais vertebrados. TODOS OS PROJETOS ENVOLVENDO OS TECIDOS ACIMA, DEVEM PREENCHER TAMBÉM O FORMULÁRIO 6A.

Título do projeto:

Nome(s) do(s) aluno(s):

Área:                                                                                              Cidade:
                 
A ser preenchido pelo Aluno Pesquisador:

1) Que tecido(s), órgão(s) ou partes(s) será(ão) usada(s)?

2) Onde o tecido, órgão ou partes acima serão obtidos? (identificar separadamente):
3) Se o tecido for obtido de uma instituição de pesquisa, forneça informações acerca do estudo dos vertebrados do qual o tecido foi obtido. Inclua o nome da instituição de pesquisa, o título do estudo, o número e a data de aprovação do CIUCA da instituição de pesquisa.

SER PREENCHIDO PELO SUPERVISOR DESIGNADO:
(   ) Eu verifiquei que o aluno somente trabalhará com órgãos, tecidos, culturas ou células que serão fornecidas a ele por mim ou por funcionários qualificados do laboratório; e caso os animais vertebrados tenham morrido, isso aconteceu por um motivo que não tem a ver com a pesquisa do aluno.
E/OU
(   ) Eu certifico que o sangue ou seus sub-produtos, tecidos ou fluidos corporais deste projeto, serão manuseadas de acordo com os padrões estabelecidos pela legislação de Segurança e Saúde Ocupacional.

Assinatura:____________________________
Nome:
Data da Assinatura (anterior à experimentação):
Título:
Telefone:
Instituição:




FORMULÁRIO PARA CONTINUIDADE DO PROJETO (7)
Necessário o preenchimento quando o projeto apresentado for uma continuidade da pesquisa iniciada em anos anteriores, independente da participação em outras edições da FEROCIT.
Esse formulário deve estar acompanhado do Plano de Pesquisa e Formulário 1A dos anos anteriores.
 Título do projeto:
Nome(s) do(s) aluno(s):
Área:                                                                                              Cidade:
A ser preenchido pelo Aluno Pesquisador:
Liste todos os aspectos que fazem esse projeto diferente dos anos anteriores. Utilize páginas adicionais para listar o ano de __________ e anteriores.

Aspectos
Este Ano
Anos Anteriores
Título

20__:
20__:
Objeto

20__:
20__:
Objetivos

20__:
20__:
Variáveis estudadas/ características

20__:
20__:
Linha da investigação (Tema)

20__:
20__:
Outras mudanças/ inovações

20__:
20__:
Certifico que as informações acima e a documentação apresentada são verdadeiras. A exibição do projeto  refletirá fidedignamente a pesquisa realizada neste ano.
 Assinatura: ____________________________
Nome do Aluno:
Data da Assinatura:
Assinatura: ____________________________
Nome do Orientador:
Data da Assinatura:

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